Sedu Digit@l

O Programa Sedu Digit@l busca expandir as oportunidades de aprendizagem dos estudantes por meio da experiência digital. A proposta é desenvolver cultura/experiência digital integrada ao desenvolvimento e fortalecimento do currículo escolar, por meio de formação e assessoramento aos professores, do uso de metodologias ativas, do estímulo ao engajamento dos estudantes e a produção de conhecimento e a valorização das produções escolares.

Acesse o site: Sedu Digital

Dentre as ações propostas pelo Sedu Digit@l estão: Reforço da aprendizagem e aprofundamento dos estudos via plataforma de busca de conteúdos digitais; Pré-Enem Digit@l; EJA e CEEJA Digit@l e Plataforma de Cursos.

Ações desenvolvidas:

- LEI Nº 10.506 - 01/04/2016

Revogação da Lei nº 8.854, de 22 de abril de 2008, que dispõe sobre a proibição do uso de telefone celular nas salas de aula dos estabelecimentos da rede estadual de ensino.

 

- PORTARIA Nº 107-R, 12/08/2016

Estabelece critérios para a utilização do telefone celular como ferramenta didático pedagógica nas salas de aula das instituições de ensino da rede pública estadual.

 

PORTARIA Nº 507-S - 02/05/2016

Institui o Comitê Gerencial e o Comitê de Implantação e Acompanhamento do Programa SEDU Digit@l.

- MAPEAMENTO DA INFRAESTRUTURA TECNOLÓGICA E DO USO PEDAGÓGICO DAS TECNOLOGIAS NAS ESCOLAS ESTADUAIS

Foi realizado um levantamento das condições de funcionamento dos equipamentos tecnológicos em todas as escolas da rede estadual para desenvolvimento de plano de atendimento. Além disso, também foi feito um levantamento sobre as experiências pedagógicas digitais e as necessidades formativas dos profissionais de ensino da rede pública estadual.

- DREAMSHAPER - EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA

A rede pública estadual passou a utilizar a plataforma digital Dreamshaperpara promover o empreendedorismo e desenvolvimento de habilidades socioemocionais dos estudantes. As atividades abrangem dez escolas, atendendo, nesta primeira etapa, cerca de dois mil estudantes. O trabalho está sendo realizado em parceria com a Dreamshaper, Instituto EDP, BNDES e Secretaria de Estado de Ações Estratégicas (Seae).

- PROGRAMA MATEMÁTICA NA REDE: PREPARANDO CAMPEÕES

O Programa Matemática Na Rede: Preparando Campeões é destinado a professores das escolas da rede estadual. Inicialmente, 50 escolas, de 34 municípios participam do Projeto de Iniciação Científica em Matemática, que é uma das ações do Programa. São 50 professores orientadores e 1.500 estudantes de Iniciação Científica em Matemática, beneficiados com aprofundamento de estudos específicos para a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) via plataforma virtual da OBMEP, com acesso tanto para os professores orientadores, quanto para os estudantes monitores de matemática. As ações são fruto da parceria com a Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes).

- CURRÍCULO INTERATIVO DIGIT@L

É uma plataforma de busca de objetos digitais de aprendizagem – Currículo Interativo Digit@l, de acesso público, voltada para professores, estudantes e familiares com o propósito de auxiliar o planejamento de aulas mais dinâmicas e criar oportunidades de aprendizagem dentro e fora da sala de aula. A plataforma apoia os estudantes que querem reforçar/aprofundar seus estudos e familiares que desejam acompanhar a educação de seus filhos. O Currículo Interativo incentiva a utilização da tecnologia como recurso pedagógico articulado ao Currículo Básico da Rede Estadual e o Paebes TRI, visando favorecer a utilização de metodologias inovadoras em sala de aula e promover maior motivação, engajamento e participação dos estudantes com a sua aprendizagem. Essa ação é uma parceria com a Fundação Telefônica, Natura e Inspirare.

- PRÉ-ENEM DIGIT@L

Acesso dos estudantes do Ensino Médio da rede pública estadual a ambientes virtuais, estruturados com ferramentas em diferentes plataformas: Curso Preparatório Pré-Enem (Programa Sedu Digital em parceria Secretaria de Estado da Educação de SP), online e personalizado, que oferece acesso aos estudantes a simulados e conteúdos com questões baseadas nas últimas provas do Enem. Poderão participar todos os jovens que estejam cursando o Ensino Médio Regular, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) ou a Educação Profissional na rede pública estadual do Espírito Santo e Hora do Enem (MEC), site contendo programas de TV, resolução de questões que já caíram em edições do exame e outros materiais de estudo.

As escolas de Ensino Médio possuem um educador referência (professor ou pedagogo) que atua como mobilizador, estimulando os estudantes a se inscreverem nas plataformas, simulados e outros processos seletivos vivenciados por meio do Enem. Além do suporte virtual, os estudantes da 3ª série terão ainda suporte presencial, distribuídos entre aulas presenciais, aulões e monitorias.

- PORTAL DE CURSOS

Ambiente de educação a distância da Secretaria de Estado da Educação do ES. Incorpora as ações de formação do Programa Sedu Digital e as formações previstas pelo Centro de Formação dos Profissionais da Educação do ES (Cefope). O Curso do Pré-Enem é acessado  neste ambiente. Também divulga outros cursos de acesso público e de interesse dos docentes capixabas, como mais uma oportunidade de formação para a rede estadual de ensino.

 

- FORMULÁRIO PROFISSIONAL TIC

Questionário elaborado para todos os profissionais da educação do ES para mapeamento  das experiências e competências desenvolvidas com o uso de tecnologias e também das expectativas e necessidades da rede em relação à política de Tecnologia Educacional capixaba. Também é considerado, junto com outras ferramentas, um canal de comunicação utilizado para envio de sugestões de atividades, metodologias inovadoras, capacitações e oficinas e outros. Aplicado anualmente para atualização das informações e análise do quanto as escolas, Superintendências e Unidade Central avançaram nessa área, bem como levantamento das necessidades da rede que ainda persistem e que precisam ser consideradas no Programa a cada ano.

 

- CEEJA  DIGITAL

São Centros Estaduais de Educação de Jovens e Adultos destinados àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no Ensino Fundamental e Ensino Médio na idade própria. Professores que atuam nos Centros têm acesso à Plataforma digital – Sistema de Controle Acadêmico (SCA), que define procedimentos acadêmicos permitindo um registro seguro dos dados dos alunos, matrícula, registro de notas e das ações pedagógicas desenvolvidas pelos professores nas escolas.

Além do material impresso também é oportunizado aos alunos e professores do Ensino Médio dos CEEJAs e NEEJAs, o acesso ao ambiente virtual de aprendizagem, conhecido como Plataforma de Aprendizagem Digital. Trata-se de espaço disponibilizado em um site da internet em que é possível encontrar diversos tipos de material didático para auxiliar nos estudos como vídeos, animações, textos, listas de exercício, exercícios interativos, simuladores etc. Além disso, também existem salas virtuais, por disciplina, para que os estudantes possam postar as suas dúvidas nos fóruns de dúvida da sala de disciplina do CEEJA/NEEJA. Esta ação é uma parceria com a Fundação Centro de Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ).

- PORTAL SEDU DIGITAL

Reúne as ações e sites desenvolvidos pelo Sedu Digital bem como dicas pedagógicas, notícias relacionadas ao uso de tecnologias na educação, metodologias ativas, eventos, vídeos, formação de professores e alunos e outros. Trata-se também de acesso à Sala de Aula Virtual, espaço onde as escolas da rede estadual poderão compartilhar suas ações de sucesso, interagirem virtualmente com seus alunos e colegas, criando ambientes para reforço da aprendizagem, aprofundamento de estudos, grupos de pesquisa e desenvolvimento de conteúdos digitais. Poderão participar todos os profissionais da educação da rede estadual e alunos a partir do 9º ano do Ensino Fundamental.

  

- SALA DE AULA VIRTUAL

Lançado em outubro, oportuniza o acesso às ferramentas do Office 365, da Microsoft: ferramentas digitais de interação e ambientes online para colaboração, para desenvolvimento de atividades em grupo, compartilhamento de ideias, criação de comunidades de estudos e de práticas, criação de redes de conhecimento.  Poderão ter acesso às 19 ferramentas disponíveis, todos os profissionais da educação da rede estadual do ES e os alunos, a partir o 9º ano.

 

- FORMAÇÃO DE PROFESSORES

A SEDU, em parceria com a Fundação Telefônica, ofertou em 2016 cursos de curta duração e 100% online destinados aos profissionais da Educação das Redes Estadual e Municipais. Ao todo, foram 19 cursos, que visaram desenvolver a fluência digital da comunidade escolar, tanto nas escolas do campo quanto nas da cidade. A formação teve foco no fortalecimento da cultura de inovação nas unidades de ensino, e no desenvolvimento de competências para formar a nova geração de jovens protagonistas. Ao todo, foram realizadas inscrições de 2.308 profissionais da educação e 437 alunos de ensino médio e EJA, no período de julho a novembro de 2016.

  

- GUIA EDUTEC

Aplicada em 100% das escolas da rede estadual do ES, é uma ferramenta de gestão que permite avaliar o quanto a tecnologia está presente na rede de ensino em relação a 4 dimensões (visão, competência, conteúdo e infraestrutura) e ajuda a planejar melhor o uso de tecnologia nas políticas educacionais do estado. Parceria CIEB e Consed.

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI