20/09/2019 10h56

Projeto usa skate para inclusão de alunos com deficiência em Vitória

São estudantes autistas e cadeirantes que participam das oficinas do “Inclusão sobre Rodas”, na Escola Major Alfredo Rabayolli.

Entre as ações voltadas para a inclusão e equidade na Rede Estadual de ensino, está o projeto “Inclusão sobre Rodas”. Por meio da iniciativa, alunos com deficiência da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Major Alfredo Pedro Rabayolli, de Vitória, têm a oportunidade de vivenciar a emoção e adrenalina de se aventurar no skate.

 A oficina de skate, realizada pela professora Aline Dantas, tem dado a oportunidade de eles encararem o mundo de uma forma diferente. “O skate está mudando a forma desses jovens se sentirem no mundo. Estamos mostrando para eles que o esporte é para todos. Os autistas, por exemplo, que sentiam muito medo, já estão mais seguros e até praticam sozinhos”, explicou Aline Dantas, que é professora de skate há mais de 20 anos.

A oficina acontece toda quarta-feira e contempla seis alunos, que são acompanhados pela professora da Educação Especial Oldisseia Magda Borlini. “É fantástico para eles! Tudo é muito novo. Essa oficina só trouxe alegria para os nossos alunos especiais”, disse.

Segundo o diretor da escola, Reneri de Melo, durante as oficinas, que começaram no início de setembro, os alunos passaram a desenvolver mais e melhor a coordenação motora bem como a socialização. “O skate, que agora é um esporte olímpico, é utilizado para trabalharmos a inclusão desses alunos e desenvolver também a coordenação motora e a socialização. A ação só tem a agregar para toda a comunidade escolar, com a integração e o aumento do rendimento pedagógico deles”, disse.

Texto: Soraia Camata

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon/ Soraia Camata
(27) 3636-7705/ 7706/ 7707/ 7888 / 99956-2479 / 99802-9043
mirelamarcarini@sedu.es.gov.br/ gardicon@sedu.es.gov.br/ sccanal@sedu.es.gov.br

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI