Diretrizes para a Prevenção do Abandono e da Evasão Escolar
Este documento apresenta diretrizes para a prevenção do abandono e da evasão escolar no ensino fundamental anos finais e no ensino médio. As diretrizes e propostas de ação baseiam-se em pesquisas que avaliam práticas efetivas para a redução desses indicadores, assim como em escuta de diretores escolares, professores e estudantes feita por meio de encontros regionais, ocorridos em julho de 2017, e de grupos focais realizados entre julho e setembro de 2018. Além disso, o documento passou por uma consulta pública junto à rede estadual e diversas sugestões foram incorporadas.
As diretrizes visam nortear o trabalho dos responsáveis pelo sucesso escolar de todos os estudantes: diretores, professores, pais ou responsáveis, pedagogos, coordenadores pedagógicos, Professores Coordenadores de Área (PCA), coordenadores escolares, superintendentes, supervisores escolares, equipe da Unidade Central da SEDU e os próprios estudantes.
As diretrizes possibilitam que as escolas sistematizem práticas que já são implementadas e aquelas que podem ser realizadas para prevenir o abandono, assim como estimulam o uso de indicadores e outras ferramentas para acompanhar e monitorar os estudantes em risco de abandono e evasão.
Diretrizes para prevenção do abandono e evasão
Legislação e documentos pertinentes:
- Plano Estadual de Educação 2015-2025 (Lei nº 10.382/2015)
- Lei 10382_2015-2025 - Plano Estadual de Educação
- Portaria Nº 034-R, de 16 de fevereiro de 2018, que estabelece perfis e atribuições dos profissionais que compõem a equipe técnico-pedagógica das unidades escolares
- 034-R-ESTABELECE PERFIS E ATRIBUIÇÕES PROFISSIONAIS QUE COMPÕEM EQUIPE TÉCNICO-PEDAGÓGICA UNIDADES ESCOLARES PÚBLICAS ESTADUAIS
- Portaria Nº 183-R, de 21 de dezembro de 2018, que institui o protocolo de monitoramento da frequência escolar
- Portaria Nº 183-R, de 21 de dezembro de 2018
- Portaria Nº 098-R, de 16 de agosto de 2017, que institui o Programa de Monitoria Voluntária Estudantil
- 098-R-INSTITUI O PROGRAMA DE MONITORIA VOLUNTÁRIA ESTUDANTIL NO ÂMBITO DA REDE ESTADUAL PARA AS ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO
- Portaria Nº 097-R, de 16 de agosto de 2017, que regulamenta o Conselho de Líderes de Turma
- 097-R-ESTABELECE DIRETRIZES PARA A ORGANIZAÇÃO CON CONSELHO DE LIDERES DE TURMA DAS ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO DA REDE ESTADUAL
- Portaria Nº 065-R, de 31 de maio de 2017, que estabelece normas e procedimentos para a oferta das modalidades de recuperação (paralela, trimestral, final e estudos especiais de recuperação) e de ajustamento pedagógico
- 065-R-ESTABELECE NORMAS E PROCEDIMENTOS PARA O OFERTA DAS MODALIDADES DE RECUPERAÇÃO E DE AJUSTAMENTO PEDAGÓGICO
- Portaria Nº 093-R, de 13 de junho de 2018, que institui o Programa Voluntariado na Educação
- 093-R-REPUBLICAÇÃO-PROGRAMA VOLUNTARIADO NA EDUCAÇÃO NO ÂMBITO DAS ESCOLAS REDE PÚBLICA ESTADUAL
- Portaria Nº 020-R, de 26 de janeiro de 2018, que estabelece procedimentos visando garantir que todas as aulas previstas no calendário letivo e respectivos conteúdos curriculares sejam cumpridos nas escolas da rede estadual de educação do Espírito Santo
- 020-R-ESTABELECE PROCEDIMENTOS AULA EFETIVAMENTE DADA
- Portaria Nº 185-R de 21 de dezembro de 2018 que institui a Política de Formação de Professores do Estado do Espírito Santo
- Portaria Nº 185-R - Política de Formação 2018
-
Portaria Nº 186-R, de 26 de dezembro de 2018, que dispõe sobre as Diretrizes para as Organizações Curriculares na Rede Pública Estadual de Ensino para o Ano Letivo de 2019.
-
Proposta de Fortalecimento do Ensino e da Aprendizagem em Língua Portuguesa e Matemática: Ensino Fundamental e Ensino Médio
- Projeto Acolhimento
- Projeto Acolhimento parte 1-Orientações para diretores
- Projeto Acolhimento parte 2-Texto Meu Primeiro Dia de Aula do Ensino Médio
- Projeto Acolhimento parte 3-Dinâmica de Socialização
- Projeto Acolhimento parte 4-Pesquisa Que Escola de Ensino Médio Você Deseja
- Projeto Acolhimento parte 5- Um Projeto para chamar de Meu