Diretrizes para a Prevenção do Abandono e da Evasão Escolar

Este documento apresenta diretrizes para a prevenção do abandono e da evasão escolar no ensino fundamental anos finais e no ensino médio. As diretrizes e propostas de ação baseiam-se em pesquisas que avaliam práticas efetivas para a redução desses indicadores, assim como em escuta de diretores escolares, professores e estudantes feita por meio de encontros regionais, ocorridos em julho de 2017, e de grupos focais realizados entre julho e setembro de 2018. Além disso, o documento passou por uma consulta pública junto à rede estadual e diversas sugestões foram incorporadas.

As diretrizes visam nortear o trabalho dos responsáveis pelo sucesso escolar de todos os estudantes: diretores, professores, pais ou responsáveis, pedagogos, coordenadores pedagógicos, Professores Coordenadores de Área (PCA), coordenadores escolares, superintendentes, supervisores escolares, equipe da Unidade Central da SEDU e os próprios estudantes.

As diretrizes possibilitam que as escolas sistematizem práticas que já são implementadas e aquelas que podem ser realizadas para prevenir o abandono, assim como estimulam o uso de indicadores e outras ferramentas para acompanhar e monitorar os estudantes em risco de abandono e evasão.

Diretrizes para prevenção do abandono e evasão

Legislação e documentos pertinentes:

  • Portaria Nº 020-R, de 26 de janeiro de 2018, que estabelece procedimentos visando garantir que todas as aulas previstas no calendário letivo e respectivos conteúdos curriculares sejam cumpridos nas escolas da rede estadual de educação do Espírito Santo
  • 020-R-ESTABELECE PROCEDIMENTOS AULA EFETIVAMENTE DADA

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI