Educação de Jovens e Adultos (EJA)

  1. EJA SEMIPRESENCIAL -A EJA Semipresencial oferece Cursos de Ensino Fundamental e Médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos nas escolas estaduais do Estado do Espírito Santo. As aulas ocorrem às terças, quartas e quintas feiras com aulas presenciais e às segundas e sextas feiras com aulas não presenciais. Para ingresso nos cursos, o aluno deverá ter a idade mínima de 15 anos para o Ensino Fundamental e 18 anos para o Ensino Médio.

A EJA SEMIPRESENCIAL é oferecida em 158 escolas dos municípios do estado do Espírito Santo.

Para o aluno que vai fazer a matrícula/rematrícula ou transferência assim como a divulgação dos resultados das mesmas deverá acompanhar os detalhes no site da SEDU https://sedu.es.gov.br/ conforme a chamada pública anual.

As informações de contatos e os endereços das unidade CEEJA/NEEJA podem ser encontradas no link http://gg.gg/MAPA_EJA_PRE_MATRICULA_PLANEJAMENTO_VAGA em seguida clicar no ícone da unidade que deseja ver as informações.

 

  1. CEEJA- Os CEEJAs são Centros Estaduais de Educação de Jovens e Adultos, que adotam a metodologia de Semipresencial com estudos individualizados, com o uso da tecnologia através da Plataforma SCA – CEEJA/NEEJA ou material impresso oferecido pelo Centro. Para ingresso nos CEEJAs, o aluno deverá ter a idade mínima de 15 anos para o Ensino Fundamental e 18 anos para o Ensino Médio.

O CEEJA é oferecido em 04 municípios do estado do Espírito Santo em suas regionais:

SRE Cachoeiro de Itapemirim- CEEJA de Cachoeiro

SRE Carapina – CEEJA de Vitoria

SRE Colatina-  CEEJA de Colatina

SRE Linhares- CEEJA de Linhares

Para realizar a matrícula no CEEJA/NEEJA, o aluno pode fazer a pré-matrícula pelo site http://ceejavirtual.sedu.es.gov.br/sca/prealuno/preMatricula em qualquer época do ano em seguida efetivar a matrícula direto na secretaria da Unidade Escolar, ou comparecer diretamente na secretaria da escola levando os seguintes documentos:

Original e cópia de:

  • Certidão de nascimento ou casamento
  • Carteira de Identidade
  • CPF
  • Histórico Escolar (Fundamental e Médio)
  • Comprovante de Endereço
  • 03 fotos 3x4
  • Endereço de e-mail.

 

  • NEEJA-Os NEEJAs são Núcleos Estaduais de Educação de Jovens e Adultos, adota a metodologia de Semipresencial com estudos individualizados, com o uso da tecnologia através da Plataforma SCA – CEEJA/NEEJA ou material impresso oferecido pelo Núcleo. Os NEEJAs funcionam dentro de uma unidade escolar. Para ingresso nos NEEJAs, o aluno deverá ter a idade mínima de 15 anos para o Ensino Fundamental e 18 anos para o Ensino Médio.

O NEEJA é oferecido em 07 municípios do estado do Espírito Santo em suas regionais:

SRE Afonso Claudio – EEEFM José Cupertino

SRE Barra de São Francisco- EEEFM Governador Lindemberg

SRE Cariacica-  EEEFM Profª Maria de Lourdes Santos Silva

SRE Guaçui -  CEEFMTI "Aristeu Aguiar"

SRE Nova Venécia – EEEFM D. Daniel Comboni

SRE São Mateus – EEEFM Dr. Emílio Roberto Zanotti

SRE Vila Velha – EEEFM Agenor de Souza Lé

 

Para realizar a matrícula no NEEJA, as orientações são as mesmas contidas acima para matrícula nos CEEJAs.

As informações de contatos e os endereços das unidade CEEJA/NEEJA podem ser encontradas no link http://gg.gg/mapa-contatosCEEJA-NEEJA em seguida clicar no ícone da unidade que deseja ver as informações.

 

  1. ENCCEJA –  O ENCCEJA é um exame do Instituto Nacional de Ensino e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira –INEP, para obtenção dos certificados do Ensino Fundamental e Médio.

      Tem como principal objetivo construir uma referência nacional de educação para jovens e adultos por meio da avaliação de competências, habilidades e saberes adquiridos no processo escolar ou nos processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais, entre outros.

                     A participação no Encceja é voluntária e gratuita, destinada aos jovens e adultos residentes no Brasil e no exterior, inclusive às pessoas privadas de liberdade, que não  tiveram oportunidade de concluir seus estudos na idade apropriada.

                     Para  participar do Encceja,  a idade mínima  é  15 anos para o ensino fundamental, e ter no mínimo 18 anos para o ensino médio, ambos na data da prova.

                   

                    Informações e inscrições para o Encceja poderão ser encontradas na  página oficial do exame, http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja/#!/inicial.

                  

                    A Secretaria de Estado da Educação-SEDU possui assinado Termo de Adesão com o INEP para certificação dos candidatos que obtém a nota necessária em todas as áreas de conhecimento ou Declaração de Proficiência aos candidatos que obtém nota somente em algumas áreas de conhecimento.

    2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

    Script LAI