02/04/2024 11h09

Escola de Vitória implementa projeto de inclusão e respeito à diversidade

O projeto busca principalmente enaltecer a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

 

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Major Alfredo Pedro Rabayolli, localizada no município de Vitória, na busca por promover a inclusão, o respeito à diversidade e à da Língua Brasileira de Sinais (Libras), valores fundamentais das unidades escolares certificadas com o Programa Escola do Futuro, tem desenvolvido um projeto de adaptação da sinalização interna.

Para produção deste material, concebido no formato de placas de QR Codes, que direcionam o usuário para uma plataforma de vídeos on-line, onde é possível assistir à tradução dos dizeres escritos, tais como "Sala de Aula", "Sala dos Professores", "Coordenação".

A professora de Língua Portuguesa, Ana Lúcia Lepre Batista, destacou que a iniciativa não apenas proporcionou aos estudantes o aprendizado de novos sinais em Libras, mas também contribuiu para a disseminação desse conhecimento na comunidade escolar. “As novas placas de sinalização, contendo tanto o nome dos espaços quanto os QR Codes, despertaram o interesse dos alunos e dos professores, possibilitando que todos pudessem aprender mais sobre a língua de sinais”, contou Ana Lúcia.

A intérprete de Libras, Carolina Caetano Broedel, frisou a importância de ações como esta. “Essa iniciativa teve um impacto particularmente significativo, para os alunos surdos, proporcionando-lhes maior autonomia e facilidade na comunicação dentro da escola”, disse Carolina.

Sobre a implementação do projeto, a estudante surda Alana Maria Oliveira Barcelos explicou: “As placas em Libras, no formato de vídeos, são boas principalmente para nós, alunos surdos, pois nos dão autonomia para andar pela escola. Fora isso, elas também podem ajudar pessoas ouvintes a aprender os sinais por meio os vídeos”.

  

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