14/11/2023 13h47

Professores capixabas participam de aperfeiçoamento de Matemática no Rio de Janeiro

Participaram 42 professores de Iniciação Científica de Matemática (PicMat).

Professores capixabas orientadores de Iniciação Científica (PicMat) do Programa Matemática na Rede participaram, na última sexta-feira (10) e no sábado (11), de um curso de aperfeiçoamento na área de Matemática, na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio). O curso foi ministrado por professores da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e da Unirio.

As temáticas do curso ofertado foram “Tópicos da história antiga da Matemática”, ministrada pelo professor Eduardo Wagner; “Probabilidade”, pelo professor Paulo Cezar Pinto Carvalho; e “Ciência de Dados: a habilidade essencial para estudantes do futuro”, ministrada pelo professor Jorge Poco.

Durante o curso, os professores participaram do Encontro Jovens do Brasil nas Olimpíadas de Matemática, com uma palestra ministrada pelo matemático brasileiro e descobridor da Superfície Costa, Celso José Costa. Ainda na Unirio, os professores participaram de uma oficina com a equipe Jogos e Matemática, ofertadas pelos professores do Departamento de Matemática da Unirio.

Um dos professores da Rede Estadual que participaram do curso foi Hélio Muniz, que leciona na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Irmã Tereza Altoé e na EEEM Pedro Paulo Grobério, localizadas no município de Jaguaré. “Com o que aprendemos nesse curso, poderemos proporcionar mudanças na vida de muitos estudantes, ajudando-os a descobrir o talento e o gosto por essa ciência fascinante. Tenho orgulho imenso de fazer parte desse programa desde o início”, destacou o professor Hélio Muniz.

O Curso

O curso de aperfeiçoamento de professores de Matemática foi uma realização da Secretaria da Educação (Sedu) do Espírito Santo, por meio do Programa Matemática na Rede, em parceria com o Centro para o Desenvolvimento da Matemática e Ciências (CDMC), da Fundação Getúlio Vargas (FGV-RJ), e do Departamento de Matemática da Unirio.

O objetivo desse curso foi oferecer aperfeiçoamento para os professores dos Polos de Iniciação Científica de Matemática (PicMat), com o intuito de aprimorar a qualidade do ensino, especialmente durante os encontros de iniciação científica com os estudantes do Ensino Fundamental e Médio.

Informações à Imprensa:
Comunicação da Sedu
Íris Carolina/ Geiza Ardiçon
gardicon@sedu.es.gov.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI