26/06/2024 13h42

Escola de Colatina desenvolve projeto interdisciplinar que reflete a importância da democracia

O objetivo da ação foi refletir sobre os motivos que desencadearam a ditadura no Brasil, bem como seus impactos políticos, econômicos e sociais durante as duas décadas do regime.

Professores das áreas de Ciências Humanas e Linguagens da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Honório Fraga, Escola do Futuro localizada em Colatina, desenvolveram, durante o mês de junho, um projeto interdisciplinar sobre os 60 anos do Golpe Civil-militar de 1964, denominado “Memórias da Ditadura”. O objetivo da ação foi refletir sobre os motivos que desencadearam a ditadura no Brasil, bem como seus impactos políticos, econômicos e sociais durante as duas décadas do regime.

O projeto buscou também refletir sobre os valores da democracia e a necessidade de seu fortalecimento na contemporaneidade. As apresentações foram realizadas em estandes temáticos, cada qual alusivo a um fato específico do período, como, por exemplo, as torturas, a censura de letras, artistas censurados, prisões, dentre outros. A execução foi coordenada pelos professores com a participação ativa dos alunos no processo de organização e apresentação de estandes temáticos para visitação.

Foi realizada também uma entrevista com Élio Ramires, morador de Colatina e militante de um grupo pró-democracia durante a ditadura. Ramires foi preso, torturado, exilado e, durante o exílio, mudou-se para a China para realizar um curso sobre desenvolvimento econômico. Para ele, resgatar a memória da Ditadura é uma forma eficaz de preparar as novas gerações para o futuro: “só com o conhecimento pleno do que ocorreu no passado, não corremos o risco de repetir uma ditadura no futuro”, ressaltou o militante.

Segundo o professor de História Rogério Costa dos Reis, a memória, muitas vezes usada como forma de dominação, por meio do esquecimento, pode também ser base para as relações entre grupos oprimidos quando trabalhada de forma crítica e inclusiva. Para o aluno Fred Francisco Filho, da 3ª série do Ensino Médio, o evento foi muito proveitoso: “achei bem legal todas as apresentações, bem como o envolvimento dos alunos e professores nos trabalhos. O meu grupo tentou simular o que seria uma cela de presos políticos no regime”, contou.

O encerramento do Projeto aconteceu na última quinta-feira (20), com a realização de um teatro organizado pelos docentes da área de Linguagens e com tema alusivo à censura e repressão durante a ditadura. CLIQUE AQUI para assistir na íntegra à entrevista, realizada pelo professor Rógerio Costa dos Reis, com o Sr. Élio Ramires. 

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A Escola do Futuro está inserida num conjunto de ações implementadas pela Sedu para a oferta de uma educação mais atual, integral e inovadora, alinhadas à legislação educacional vigente e com a garantia do pleno desenvolvimento da Base Nacional Curricular Comum (BNCC) e do Currículo do Espírito Santo na Rede Pública Estadual de Ensino. Um dos principais objetivos do Programa Escola do Futuro é colaborar para o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas ao uso crítico e responsável das tecnologias digitais.

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