Estudantes de Cariacica produzem podcast científico após visita ao Museu de Ciências da Vida

Projeto da Escola Maria de Lourdes Poyares Labuto une biologia, tecnologia e comunicação na construção do conhecimento.
Estudantes da 2ª série do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Maria de Lourdes Poyares Labuto, localizada em Cariacica, participaram de uma visita ao Museu de Ciências da Vida, localizado na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). A experiência pedagógica foi transformada em um podcast científico produzido pelos próprios alunos, como forma de consolidar os conhecimentos adquiridos e compartilhar descobertas com a comunidade escolar.
A visita ao museu, conduzida pelo professor de Biologia Vinícius da Cunha Lima, proporcionou uma aprendizagem contextualizada e multissensorial, permitindo que os alunos consolidassem conceitos científicos abordados em sala de aula por meio da interação com exposições práticas e recursos interativos. A atividade estimulou o pensamento crítico e a curiosidade científica, evidenciado pelos registros fotográficos que capturaram detalhes anatômicos. Após a visita, os alunos participaram da criação de um podcast, que exigiu pesquisa, planejamento, domínio de linguagem científica e trabalho em equipe.
“Sempre fui inquieto com o ensino restrito à sala de aula. Com essa ação, os alunos não apenas vivenciaram a ciência, mas também se tornaram comunicadores do que aprenderam”, destacou o professor Vinícius da Cunha Lima.
Além do podcast, os estudantes organizaram uma exposição fotográfica no pátio da escola e nas redes sociais do projeto (@poyareslabuto.info), tornando-se protagonistas de uma ação de divulgação científica escolar. Eles produziram legendas informativas para as imagens captadas no museu e exploraram ferramentas digitais de edição de áudio e imagem, desenvolvendo múltiplas competências.
A visita proporcionou uma aprendizagem multissensorial e contextualizada, que estimulou a curiosidade, a autonomia e a criatividade dos alunos. Frases como “achei muito interessante os ossos, os fósseis e o microscópio” e “gostei de ver o processo de desenvolvimento dos bebês” refletem o impacto direto da vivência.
O grande diferencial da ação foi justamente a transformação da experiência em conteúdo educativo multimídia, tornando os alunos divulgadores da ciência. A produção do podcast marcou uma nova forma de aprender e ensinar — conectada, criativa e com voz ativa dos estudantes.
Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
comunicacaosedu@sedu.es.gov.br
Deborah Hemerly | dahfialho@sedu.es.gov.br
Cícero Giuri | cgbona@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7888 / 3636-7707