AVALIAÇÃO DA FLUÊNCIA EM LEITURA

A Secretaria de Educação do Espírito Santo, em parceria com a Fundação Lemann, Instituto Natura e Associação Bem Comum, promoveu em 2019 a realização da Avaliação de Fluência em Leitura, em regime de colaboração com os municípios do estado, visando à melhoria da aprendizagem durante os anos iniciais do ensino fundamental, com ênfase na alfabetização de crianças.

Essa avaliação, também conhecida por “Teste de Fluência”, busca aferir a fluência em leitura do código alfabético da Língua Portuguesa, na variante brasileira, dos estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental da rede pública estadual e, por adesão, da rede municipal. Isso significa avaliar o processo de alfabetização através da velocidade, precisão e clareza na leitura e entonação das palavras e textos lidos, entendendo que a fluidez no ato de decodificar palavras e símbolos sinaliza uma melhor compreensão do texto e da internalização de seu conteúdo.

Como etapas para realização do teste, o aluno realiza a leitura de um conjunto de palavras e outro de pseudopalavras, um texto narrativo e perguntas sobre compreensão de texto. Essas etapas são gravadas por um aplicativo próprio no celular e enviadas à contratada para correção e análise.

O desempenho de cada aluno é analisado e subsidia a construção e classificação por perfis leitores como Pré-leitor, Iniciante e Fluente. Ao longo da realização, os gestores, aplicadores e professores têm acesso a uma plataforma de monitoramento na qual são registradas todas as informações do teste. Ao fim, os resultados são divulgados e socializados junto às redes estadual e municipal, realizando discussões e planejamentos pedagógicos a partir das análises dos dados coletados.

• Portaria Nº 168-R, de 23 de dezembro de 2020.
  • Lei Nº 10.631, 28 de março de 2017. Institui o Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo.

AVALIAÇÃO DE FLUÊNCIA EM LEITURA – 2019