AVALIAÇÕES DIAGNÓSTICAS

As avaliações diagnósticas se referem ao processo avaliativo realizado pelos professores, no início de cada ano letivo, para realizar o levantamento da situação do aluno em relação às aprendizagens adquiridas e ao currículo proposto, identificando as possíveis defasagens no aprendizado, e, a partir dessas análises, ter uma melhor compreensão da turma em relação às habilidades e pré-requisitos necessários à continuidade do processo educativo. Nesse sentido, a avaliação diagnóstica orienta o trabalho docente, sendo, portanto, extremamente importante para a retomada do ano letivo.

 Considerando que o diagnóstico do professor é de suma importância para o planejamento das aulas, a SEDU passa a incorporar essa prática às avaliações de larga escala aplicadas durante o ano letivo. Essa decisão visa proporcionar maior celeridade e precisão das diagnoses realizadas nas escolas estaduais, além de construir uma série histórica importante para análises e comparações. A aplicação das Avaliações Diagnósticas é, prioritariamente, em formato digital, opção que, além de dinamizar todo o processo de realização e correção, vem ao encontro das restrições impostas pela pandemia de Covid-19.

 A sistemática de aplicação das Avaliações Diagnósticas envolve para os estudantes do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental avaliação nos componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática, e, para as turmas entre o 6º ano do Ensino Fundamental e a 3ª série do Ensino Médio uma gama mais ampla de componentes curriculares. A metodologia empregada é a Teoria Clássica dos Testes (TCT).

 Os resultados são divulgados e socializados através de plataformas de apoio ao trabalho pedagógico e devem fazer parte da reflexão, do planejamento e da intervenção pedagógica no restante do ano letivo.

 

Legislação

 

  • Portaria Nº 168-R, de 23 de dezembro de 2020.

Percentual de acerto por componente curricular – 2021 - Ensino Fundamental (Anos Iniciais) 

Fonte: SEDU / /SEPLA / GEIA / SAE

Comparativo entre o percentual de acerto por componente curricular – 2020/2021 Ensino Fundamental (Anos Finais) 

Fonte: SEDU / /SEPLA / GEIA / SAE

Comparativo entre o percentual de acerto por componente curricular Ensino Médio 

Fonte: SEDU / /SEPLA / GEIA / SAE

Mateática, Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Biologia, Física e Química  

Geografia, Filosofia, História e Sociologia 

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