Censo Escolar

Sinopses Estatísticas

Publicada anualmente pelo INEP, a Sinopse Estatística da Educação Básica traz uma síntese dos principais dados coletados no Censo Escolar, reunindo num único documento um valioso elenco de informações educacionais que mostram uma visão geral dos dados da Educação Básica no país. A estrutura da Sinopse é composta por tabelas em sua maioria bidimensionais, organizadas por etapas e modalidades de ensino que trazem a distribuição de matrículas, docentes, escolas e turmas em todas as regiões geográficas, unidades da federação e municípios, além de dados consolidados do Brasil. Sendo, portanto, uma importante referência no país no que tange à disseminação ativa de informações educacionais de forma organizada e estável longitudinalmente.

 

Distorção Idade-Série

A distorção idade-série é a proporção de alunos com dois ou mais anos de atraso escolar. No Brasil, a criança deve ingressar no 1º ano do Ensino Fundamental aos seis anos de idade, permanecendo até o 9º ano, com a expectativa de que conclua os estudos nesta modalidade até quatorze anos de idade. No Ensino Médio, o aluno deve ingressar aos quinze anos na 1ª série, permanecendo até o 3ª (ou 4ª) anos até os dezessete (ou dezoito) anos.

 

Fluxo Escolar (Rendimento)

O Fluxo é um conceito muito importante na educação brasileira, pois é ele que nos diz se os alunos estão permanecendo na escola e avançando nos anos escolares. As taxas de rendimento são geradas a partir da soma da quantidade de alunos aprovados, reprovados e que abandonaram a escola ao final de um ano letivo (Aprovados + Reprovados + Abandonos = 100%).

 

Informações Adicionais

Subgerência de Estatísticas Educacionais

Tel: (27) 3636 -7815 (esse número precisa de correção) / 3636-7816 / 3636-7817(esse número também precisa de correção)

E-mail: estatistica@sedu.es.gov.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard