ENEM

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi instituído em 1998, com o objetivo de avaliar o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Em 2009, o exame aperfeiçoou sua metodologia e passou a ser utilizado como mecanismo de acesso à educação superior.

As notas do Enem podem ser usadas para acesso ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu), ao Programa Universidade para Todos (ProUni) e para pleitear financiamento estudantil em programas do governo, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Elas também são aceitas em mais de 50 instituições de educação superior portuguesas.

O INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação (MEC), responsável pelo ENEM. Ele disponibiliza as principais informações coletadas junto aos seus inscritos e da aplicação do exame. Assim, esses resultados podem auxiliar na formulação, monitoramento e avaliação de políticas relacionadas à educação básica. Ainda podem compor a avaliação de medição da qualidade do Ensino Médio, criar referência nacional para o aperfeiçoamento dos currículos do Ensino Médio e permitir o desenvolvimento de estudos e indicadores sobre a educação brasileira.

Estrutura da prova do Enem

A aplicação do Enem ocorre em dois dias. Desde 2020, o participante pode escolher entre fazer o exame impresso ou o Enem Digital, com provas aplicadas em computadores, em locais de prova definidos pelo Inep.

Os participantes fazem provas de quatro áreas de conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias (LC); ciências humanas e suas tecnologias (CH); ciências da natureza e suas tecnologias (CN); e matemática e suas tecnologias (MAT), que ao todo somam 180 questões objetivas. Os participantes também são avaliados por meio de uma redação, que exige o desenvolvimento de um texto dissertativo-argumentativo a partir de uma situação-problema.

Mais informações podem ser encontradas no portal do INEP: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/enem .

Resultados da rede estadual do Espírito Santo no Enem 2019

Apresenta-se a seguir o perfil dos alunos concluintes da rede estadual do Espírito Santo inscritos no Enem 2019, quanto ao SEXOCOR/RAÇA declarada e opção de LÍNGUA ESTRANGEIRA (CLIQUE NOS NOMES EM DESTAQUE E ACESSE OS GRÁFICOS).

Abaixo exibem-se os dados de inscrição e participação no Enem 2019, assim como, a nota média de desempenho por área de conhecimento e de redação.

A nota da prova objetiva do Enem é calculada mediante um modelo matemático da Teoria da Resposta ao Item (TRI), em que cada questão é um item. Essa teoria considera para o cálculo da nota a consistência da resposta segundo o grau de dificuldade de cada questão. Essa nota é atribuída em uma métrica (escala) criada especialmente para o Enem com o objetivo de medir o conhecimento (proficiência) do participante nas quatro áreas de conhecimento.

Na escala construída, dentro de cada uma das áreas avaliadas, a nota 500 representa a média obtida pelos concluintes do ensino médio que realizaram a prova. Portanto, quanto mais distante de 500 for a nota do estudante, para cima, maior o desempenho obtido em relação à média dos participantes.

A nota de redação do Enem é calculada de outra forma, a partir da avaliação de cinco competências (CP1 a CP5), cada uma com o valor máximo de 200 pontos, a soma desses pontos compõem a nota total, que pode chegar a 1000 pontos.

CP1 - Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa.

CP2 - Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.

CP3 - Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

CP4 - Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

CP 5 - Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

 

 * Alunos concluintes são aqueles que cursavam o último ano do Ensino Médio em 2019 e que concluiriam naquele ano.

**Número de alunos presentes nos dois dias de prova do ENEM

 

Fonte: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/enem

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI