Escola Aberta


O que é o Programa Escola Aberta?

O programa é fruto de cooperação técnica entre o Ministério da Educação e a UNESCO e está, desde 2004, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (SEDU), sendo desenvolvido nas escolas estaduais de Ensino Fundamental e Médio nos municípios da região Metropolitana Linhares e Cachoeiro de Itapemirim. O programa Escola Aberta viabiliza a abertura de 59 escolas estaduais nos finais de semana, oferecendo gratuitamente a seus alunos e a toda comunidade oficinas nas áreas de esporte, lazer, educação, cultura e formação inicial para o trabalho.

Quais os objetivos do programa Escola Aberta?

  • Estreitar os laços entre escola e comunidade;
  • Ampliar as oportunidades de acesso a espaço de promoção da cidadania;
  • Possibilitar a criação de espaç os alternativos de lazer, educação, esporte, cultura e formação inicial para o trabalho;
  • Contribuir para a melhoria da qualidade de educação, a inclusão social e a construção de uma cultura de paz.

Como é possível melhorar a qualidade da educação por meio do programa Escola Aberta?

Para atingir esse objetivo, o programa propõe o desenvolvimento de atividades que promovam o trabalho coletivo, o respeito a si mesmo e ao outro, ao meio ambiente, despertando o sentido de pertencimento à comunidade, de responsabilidade e uma atitude de engajamento, de participação na vida da comunidade. Transformar a escola em um ambiente mais atuante e presente na vida dos jovens e suas comunidades, promovendo mais diálogo, cooperação e participação entre os alunos, pais e equipe de profissionais que atuam nas escolas, além de contribuir para a complementação de renda das famílias.

Quem faz o programa Escola Aberta?

Relação Escolas

Nas escolas (equipe local):

Coordenador Comunitário: Membro da comunidade com estreito vínculo estabelecido com a escola (por exemplo: responsável por aluno, integrante do Conselho Escolar, etc.) e reconhecido como uma liderança, que tem a responsabilidade de coordenar as atividades no final de semana e integrar a comunidade com a escola.

Educador Comunitário: Profissional da unidade escolar com a disponibilidade de pelo menos 4 horas durante a semana (contrapartidade da Secretaria) e para atuar no final de semana (atividade ressarcida). Responsável, junto com o coordenador comunitário, por organizar as atividades do programa, dando suporte e orientação pedagógicas às ações e integrando a escola com a comunidade.

Oficineiro: Voluntário de comunidade do entorno, de outro locais ou de projetos parceiros com competência e habilidade específicas, responsável por desenvoler oficinas e atividades nos finais de semana para a comunidade. Suas atividades nos finais de semana podem ou não ser ressarcidas, de acordo com a necessidade para o desenvolvimento do seu trabalho.

Direção escolar: Responsável legal pela escola e, se presidente da UEX, pela assinatura do termo de compromisso e prestação de contas dos recursos. Acompanha e ajuda a garantir a gestão democrática, o planejamento e a organização coletiva, e a integração do programa com o projeto político pedagógico da escola.

Colaboradores: Universitários, agentes de saúde, representantes e organizações comunitárias, culturais e da comunidades escolar.

Na Secretaria de Estado da Educação (equipe gestora e Comitê Municipal):

Coordenador Interlocutor: Profissional com vínculo na secretaria, preferencialmente fetivo, com experiência em projeto educacioais, sociais e/ou culturais, com disponibilidade mínima de 20 horas por semana. Tem as responsabilidades de realizar a interface com a instância estadual (Comitê Metropolitano, se houver) e federal (SECAD) executados pela Secretaria e com as demais ações de educação, saúde, assistência, trabalho e segurança do município/estado, além de promover a qualificação dos atores e das ações desenvolvidas na escolas. Para o acompanhamento e a orientação da utilização dos recursos, recomenda-se ainda a participação de um técnico com experiência e articulação com o setor ou equipe de prestação de contas da EXX.

Coordenador(es) Temáticos(os): Profissionais com a atenção nas áreas pedagógicas, cultural e esportiva, entre outras. Suas principais atribuições são integrar o Escola Aberta com outros programas da SECAD executados pela secretaria e com as demais ações de educação, saúde, assistência, trabalho e segurança do municí pio/estado, além de promover a qualificação dos atores e das ações desenvolvidas nas escolas. Para o acompanhamento com experiência e articulação com o setor ou equipe de prestação de contas da EXX.

Supervisor(es)/Articuladore(es): Profissionais da EXX, preferencialmente com experiência em projetos educativos e/ou sociais, responsáveis por: acompanhar; orientar e apoiar as atividades das unidades escolares durante o final de semana; fornecer, recolher e sistematizar as informações das escolas; e promover a troca entre as unidades escolares e a secretaria, facilitando a educação.

Comitê Metropolitano: É uma instância que estimula a troca de experiências e o planejamento coletivo de estratétigias de desenvolvimento do programa, com formação, acompanhamento, parcerias, definição de metas e outras pautas definidas coletivamente.

No Ministério da Educação:

Coordenação Nacional: Equipe que acompanha e monitora as escolas do programa em todo o Brasil.

Para mais informações:

Apresentação do PEA/Brasília
Proposta Pedagógicas
Oficinas e nomes das Escolas que participam do programa
Manual Operacional do Programa Escola Aberta
Atribuições do atores
Resolução do FNDE
Lei do Voluntariado
Anexos do manual operacional do Escola Aberta

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