ESTUDO INTERNACIONAL DE PROGRESSO EM LEITURA

O PIRLS é uma avaliação educacional de abrangência internacional realizada pela Associação Internacional para a Avaliação do Desempenho Educacional (IEA), que é uma cooperativa internacional constituída por instituições nacionais de pesquisa, agências governamentais de pesquisa, acadêmicos e analistas da área da educação. O Estudo é realizado por amostragem e contempla tanto escolas públicas, quanto privadas.

Com o objetivo de analisar tendências de compreensão leitora, o PIRLS avalia habilidades de leitura dos estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental a partir de dois eixos: experiência literária e aquisição e uso da informação. A escolha do ano em questão é justificada pelo fato de que, nessa fase de escolarização, o estudante deve ter capacidade de ler e compreender textos.

Além dos testes, o PIRLS também aplica questionários aos estudantes, professores, diretores e pais ou responsáveis. Além de levantarem informações gerais acerca do contexto em que ocorre a aprendizagem, esses questionários abordam aspectos específicos que influenciam a leitura, como a postura do estudante, a influência da família e as estratégias e as atividades que os professores usam em sala de aula. O coordenador nacional do PIRLS de cada país, também responde um questionário sobre os conteúdos do currículo de leitura.

Os resultados do PIRLS são classificados de acordo com uma escala de proficiência estruturada em quatro níveis: baixo, intermediário, alto e avançado. Dessa forma, os testes são organizados com base na Teoria de Resposta ao Item (TRI) e seus resultados permitem a comparação entre os países participantes.

Ressalta-se que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é o órgão que será responsável pelo planejamento e a operacionalização da avaliação no país.

 

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