IDEB

IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) foi criado em 2007 e reúne, em um só indicador, os resultados de dois conceitos: o fluxo escolar (que representa a taxa de aprovação dos estudantes) e as médias de desempenho nas avaliações. O índice varia de zero a dez e é importante por ser condutor de política pública em prol da qualidade da educação. Trata-se de uma ferramenta para acompanhamento das metas de qualidade do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) para a educação básica, que tem estabelecido, como meta, que em 2022 o IDEB do Brasil seja 6,0 – média que corresponde a um sistema educacional de qualidade comparável a dos países desenvolvidos.

Os dados sobre aprovação são retirados do Censo Escolar e os dados relacionados ao desempenho são retirado da nota obtida em um exame padronizado, o SAEB. As notas atribuídas aos municípios e redes de ensino variam de 0 a 10. Apesar de ter sido criado em 2007, sua primeira medição é referente ao ano de 2005.

Mudanças no Saeb a partir de 2019. No mês de junho de 2018, o MEC anunciou algumas mudanças para o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), dentre outras, destacamos:

 

  • A Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA), a Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (Anresc, ou Prova Brasil) e a Avaliação Nacional da Educação Básica (Aneb) perdem as nomenclaturas e serão agrupadas sob o mesmo nome: Saeb, acompanhado da etapa correspondente;

 

  • A Educação Infantil será incluída no sistema de avaliação, mas os questionários serão respondidos pelos professores;

 

  • As provas que antes tinham datas diferentes de aplicação passarão a ser nos anos ímpares, enquanto os resultados nos anos pares;

 

  • Alunos a partir do 9º ano do Ensino Fundamental passarão a fazer provas também de Ciências da Natureza e Ciências Humanas, mas o Ideb não irá considerar esses resultados para continuar com a série histórica, já que nos anos anteriores tais áreas não foram contempladas;

 

  • A avaliação da alfabetização será antecipada para o 2º ano, que antes era no 3º ano do Ensino Fundamental, visto que a BNCC prevê o fim do ciclo no 2º ano;

 

  • Criação de matrizes de avaliação para as novas áreas e segmentos que serão avaliados;

 

  • As provas irão contemplar as competências e habilidades previstas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Já as provas para o Ensino Médio ainda não serão afetadas, visto que a Base ainda está em processo de discussão;

 

Tabela 2: Resultados IDEB Brasil e Espírito Santo da Rede Estadual

2007, 2009, 2011, 2013, 2015 e 2017.

Modalidade

Localidade

Ano

2007

2009

2011

2013

2015

2017

Ensino Fundamental - Anos Iniciais

ES

4,1

5,0

5,0

5,3

5,5

5,9

Brasil

4,3

4,9

5,1

5,4

5,8

6,0

Ensino Fundamental - Anos Finais

ES

3,6

3,8

3,7

4,0

4,0

4,4

Brasil

3,6

3,8

3,9

4,0

4,2

4,5

Ensino Médio

ES

3,2

3,4

3,3

3,4

3,7

4,1

Brasil

3,2

3,4

3,4

3,4

3,5

3,5

Fonte: INEP


Tabela 3: Colocação obtida pelo Espírito Santo no IDEB Rede Estadual

2007, 2009, 2011, 2013, 2015 e 2017.

Fonte: INEP

Tabela 4: Evolução da colocação obtida pelo Espírito Santo no IDEB Rede Estadual  2007, 2009, 2011, 2013, 2015 e 2017.

Os resultados por escola podem ser consultados no link:

http://portal.inep.gov.br/web/guest/educacao-basica/ideb/resultados

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