IDEB

O IDEB é o principal indicador da qualidade da educação básica no Brasil. Utiliza uma escala de 0 a 10, e a meta estipulada para o Brasil alcançar até 2022 é a média 6.0, patamar educacional correspondente ao de países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Seu objetivo principal é monitorar a qualidade da Educação Básica em prol da  condução de políticas públicas em busca de melhorias na educação do país.

Criado pelo Instituto Nacional de Pesquisa Educacional Anísio Teixeira (Inep) em 2007, sintetiza em um único indicador dois conceitos importantes para aferir a qualidade do ensino no país: Rendimento (fluxo) e Desempenho (aprendizado) sendo:

- Rendimento é a média das taxas de aprovação do ciclo avaliado, medida por meio dos dados do Censo Escolar.

  •  Desempenho é medido a partir da média dos resultados no Saeb, padronizado para um indicador entre 0 e 10.

CLIQUI AQUI E Acesso ao resultado do IDEB

 

  • Calculadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), as metas são definidas por escola, município, unidade da federação e país e foram projetadas até 2021, quando o Brasil deverá alcançar 6,0 no IDEB. No Ensino Médio, etapa na qual o Espírito Santo ocupa o 1º lugar no âmbito nacional, verifica-se que  67% das escolas alcançaram a meta, 1/3 não. A realidade das escolas de Ensino Fundamental Anos Finais é ainda pior, pois apenas 1/3 das escolas alcançaram a meta em 2019.  Já as escolas de ensino Fundamental Anos Iniciais são as que vem obtendo os melhores resultados, pois mais de 2/3 alcançaram a meta, com uma pequena queda entre 2017 e 2019.

    *** Não havia meta para o Ensino Médio, pois nessa etapa a prova passou a ser censitária somente a partir de 2017.

  • Os gráficos apresentam a evolução dos dois componentes do IDEB: rendimento (fluxo) e desempenho (nota padronizada do Saeb). De forma geral, verifica-se que nas diferentes etapas da Educação Básica, houve uma evolução positiva dos componentes do IDEB.

  • Com esse gráfico é possível comparar a evolução dos resultados do IDEB entre as etapas da Educação Básica, de 2005 a 2019. É evidente o crescimento contínuo em todas as etapas. O Ensino Fundamental Anos Iniciais se destaca ao alcançar 64% de aumento no período em análise, enquanto os Anos Finais e o Ensino Médio obtiveram um aumento de 52% e 58%, respectivamente.

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