ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO ESPÍRITO SANTO

Com base na premissa de que o estabelecimento de metas determina um ponto de chegada comum e permite a definição de estratégias conjuntas, o Instituto Unibanco e a Sedu desenvolveram um indicador que estabelece uma meta para a rede e para cada escola, como forma de possibilitar um trabalho mais qualificado de planejamento e monitoramento dos resultados.

O Idebes possui os mesmos componentes que o Ideb, pois também é formado pela combinação de fluxo e proficiência. Contudo, o cálculo da proficiência é obtido por meio do Paebes. Dessa forma, o Idebes pode ser obtido anualmente, por todas as escolas.

O Idebes é calculado com base em um profundo processo de discussão que visa entender o cenário atual em que a rede se encontra, suas dificuldades, potencialidades e oportunidades de melhoria. Esses parâmetros traduzem as expectativas da Secretaria no que se refere a melhores resultados de aprendizagem, refletindo seu posicionamento estratégico. Dessa forma, as metas são definidas para nortear a gestão, mobilizando e promovendo o processo de corresponsabilização em dois níveis:

 

  • Gestão educacional: a unidade central da Secretaria e suas instâncias regionais também têm metas, de modo que se desenvolve um processo de corresponsabilidade entre os atores para a melhoria da aprendizagem;

 

  • Gestão escolar: cada escola tem uma meta, ou seja, tem noção do esforço que precisará despender para aperfeiçoar internamente seus processos e, assim, participar do esforço conjunto para a melhoria da rede.

 

Considerando que o Idebes representa o esforço que a escola deve fazer para melhorar o resultado da rede como um todo, é indispensável que o gestor escolar compartilhe a meta da escola e os resultados obtidos nas avaliações externas, para o engajamento de toda a comunidade escolar no trabalho a ser realizado ao longo do ano, visando os resultados de aprendizagem dos estudantes.

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI