ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

O Ideb, principal indicador de qualidade da Educação Básica do país, foi criado, em 2007, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O indicador foi instituído com o objetivo mensurar a qualidade da aprendizagem da Educação Básica e oportunamente produzir evidências que subsidiem o desenvolvimento de políticas que promovam melhorias educacionais.

O indicador é calculado com base em dois componentes: rendimento e desempenho. O rendimento é a média harmônica das taxas de aprovação dos anos ou séries que compõem cada etapa da Educação Básica (Ensino Fundamental Anos Iniciais e Finais e Ensino Médio), calculado com base nos dados de fluxo do Censo Escolar. O desempenho é a média de proficiência em Língua Portuguesa e Matemática, obtida por meio do resultado das avaliações do Sistema de Avaliação da Educação Básica - Saeb.

O Ideb varia de 0 a 10, porém seus resultados não devem ser comparados com os conceitos escolares, pois um Ideb de nível 7, por exemplo, seria um excelente resultado. Isso corrobora a meta estabelecida para o país, que é alcançar 6 pontos até 2022, média correspondente aos países que fazem parte da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico – OCDE.

Os resultados do Ideb são divulgados por escolas, municípios, unidades da federação e redes de ensino (pública, privada, municipal, estadual e federal).

 

Para mais informações sobre o Ideb (CLIQUE AQUI)

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI