PROGRAMA INTERNACIONAL DE AVALIAÇÃO DE ESTUDANTES

 O Pisa é uma avaliação educacional de caráter internacional realizada pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Tem como principal objetivo a produção de indicadores que contribuam para compreender a qualidade da educação básica e, assim, subsidiar o desenvolvimento de políticas para o aprimoramento educacional. Os resultados da avaliação, ao permitirem a comparação entre os países participantes, servem também como referência para a busca de experiências que avançaram em qualidade da educação.

 Estudantes, com 15 anos e 3 meses, e, 16 anos e 2 meses, que já completaram pelo menos 6 anos de escolaridade formal, são o público alvo da avaliação. Nesse contexto, o Pisa estabelece três áreas cognitivas para serem avaliadas: Leitura (compreensão de textos), Matemática (análise e uso de formas e dados matemáticos) e Ciências (compreensão do funcionamento e aplicação do método científico). A cada edição é avaliada uma área cognitiva principal, que conta com o maior número de itens nos testes. Além disso, o Pisa também avalia a proficiência dos estudantes em domínios chamados inovadores como: Resolução de Problemas, Letramento Financeiro e Competência Global.

 Os testes são compostos por itens objetivos de múltipla escolha e se fundamentam na Teoria de Resposta ao Item (TRI). Acompanhado dos testes há os questionários aplicados aos estudantes, diretores de escolas, professores e pais, como uma estratégia para identificar o contexto em que ocorre a educação e compreender melhor os resultados. Seguindo a mesma característica dos testes, os questionários se concentram na coleta de informações relacionadas à aprendizagem da área cognitiva priorizada pela edição.

 Ressalta-se que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é o órgão responsável pelo planejamento e a operacionalização da avaliação no país.

 

Outras informações sobre o Pisa (CLIQUE AQUI)

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI