SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

O Saeb, de responsabilidade do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), é um sistema de avaliações externas em larga escala, realizadas, bianualmente, por meio da aplicação de testes cognitivos e questionários de contextualização aplicados ao final de cada etapa da Educação Básica, que refletem os níveis de aprendizagem demonstrados pelos estudantes avaliados, explicando esses resultados a partir de uma série de informações contextuais.

O objetivo do Saeb é avaliar a qualidade da Educação Básica do país e contribuir para sua melhoria, oferecendo subsídios concretos para a formulação, a reformulação e o monitoramento das políticas públicas educacionais. Além disso, os questionários contextuais que acompanham os testes do Saeb são uma importante fonte de dados que permitem identificar as condições em que o processo de aprendizagem ocorre.

São aplicados testes de Língua Portuguesa e Matemática para os estudantes do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª e 4ª séries do Ensino Médio. Nas escolas públicas a aplicação é censitária e nas privadas por amostragem. Também são aplicados testes, por amostragem, de Ciências da Natureza e Ciências Humanas para os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e de Língua Portuguesa e Matemática para o 2º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas e privadas.

Os estudantes, de 9º ano do Ensino Fundamental e de 3ª série do Ensino Médio, respondem aos questionários contextuais. De forma diferenciada, esses os questionários também são respondidos por professores, diretores e secretários estaduais e municipais de educação, para avaliação do processo educacional. Os questionários respondidos por diversos sujeitos envolvidos no processo educativo levantam uma série de informações sobre a escola (atividades desenvolvidas na escola, recursos disponíveis e infraestrutura), os professores (formação docente, experiência profissional, condições de trabalho, dificuldades de aprendizagem dos alunos, violência no ambiente escolar, recursos didáticos e práticas pedagógicas desenvolvidas) e os estudantes (nível socioeconômico, participação da família e atividades pedagógicas desenvolvidas). Tais informações são usadas pelo Inep para o cálculo de indicadores educacionais que contribuem para analisar a qualidade da educação básica ofertada no país.

Os resultados do Saeb variam de 0 a 500 pontos e são descritos e organizados em escalas de proficiência estruturadas em níveis, de modo crescente, os quais descrevem as competências e habilidades que os estudantes demonstram ter aprendido ou não. A escala de proficiência pode ser comparada a uma régua, na qual os itens (questões) que compõem os testes são posicionados a partir dos parâmetros calculados com base na Teoria de Resposta ao Item (TRI).

Os resultados dos testes de Língua Portuguesa e Matemática do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª e 4ª séries do Ensino Médio são divulgados por escola e redes de ensino (municipais, estaduais e federal). Tais resultados, juntamente com os dados de rendimento (aprovação e reprovação) do Censo Escolar, são usados para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Para que o resultado da escola seja divulgado, é necessário registrar, no mínimo, 10 (dez) estudantes presentes no momento da avaliação e alcançar taxa de participação de pelo menos 80% (oitenta por cento) dos estudantes matriculados, conforme dados declarados pela escola ao Censo da Educação Básica do ano em que avaliação estiver sendo realizada.

Outras informações sobre o Saeb (CLIQUE AQUI)

Saeb – Língua Portuguesa

Saeb – Matemática