26/08/2025 10h34

Alunos da Escola Marinete de Souza Lira investigam termoquímica do ‘Morango do Amor’ em atividade prática de Química

Atividade experimental aproximou teoria e prática para compreender reações endotérmicas e exotérmicas.

Alunos da 2ª série do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Marinete de Souza Lira, localizada na Serra, participaram da sequência didática “Investigando a Termoquímica do Morango do Amor: A Ciência por Trás da Paixão”, desenvolvida pela professora de Química Joelma Goldner Krüger.

Ao longo de duas semanas, entre os dias 05 e 19 de agosto, os estudantes exploraram conceitos de reações endotérmicas e exotérmicas a partir do processo de caramelização do açúcar, que dá origem à calda do tradicional “morango do amor”. A proposta uniu organização do conteúdo teórico, práticas investigativas em laboratório e discussões sobre os fenômenos observados.

O resultado pedagógico foi positivo: os estudantes ampliaram a compreensão dos processos termoquímicos, ganharam maior autonomia na execução de experimentos e demonstraram evolução na análise e interpretação de dados. “A atividade transformou a aula em um verdadeiro laboratório de descobertas, aproximando a química da realidade dos jovens”, frisou a professora Joelma Goldner Krüger.

A estudante Júlia Meireles disse que a prática foi “uma forma dinâmica de entender mais sobre termoquímica”. Já Rebeca Ketlyn destacou: “a química sempre está presente no nosso dia a dia e a experiência foi divertida e significativa.”

A experiência evidencia como práticas pedagógicas contextualizadas fortalecem o aprendizado, despertam curiosidade científica e mostram aos alunos que a química pode ser agradável, útil e inspiradora.

 

Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br

 


Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sedu

comunicacaosedu@sedu.es.gov.br

Deborah Hemerly | dahfialho@sedu.es.gov.br

Cícero Giuri | cgbona@sedu.es.gov.br

(27) 3636-7888 / 3636-7707

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI