Aula prática garante ensino dinâmico de Física em Castelo
Para o professor de Física da Escola Emílio Nemer, em Castelo, a aulas nesse modelo instigam a abordagem científica na prática.
Os alunos da 3ª série do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Emílio Nemer, em Castelo, participaram, na última quinta-feira (12), de aulas práticas e atividades mais dinâmicas para aprender os conteúdos de Física.
Para ensinar eletrostática e campo magnético, o professor de Física da unidade, Gustavo Tosta Nicoli, usou um globo de plasma para explicar os conceitos da aula. Ele enfatizou que o globo de plasma é uma das aplicações da eletricidade. O artefato foi inventado como lâmpada no final do século XIX por Nikola Tesla, físico e engenheiro croata, mas não obteve sucesso comercial.
Só em 1970, o aluno do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, Bill Parker, conheceu o modelo de lâmpada e, sensível à beleza dos filetes de luz que ela gerava, a aperfeiçoou até chegar a forma que se conhece hoje.
Para o professor, a aula foi muito interessante, pois instigou a abordagem científica na prática. “Os alunos ficaram fascinados com tal beleza e magia do experimento, agregaram ao conhecimento teórico e à prática, gerando, assim, uma aprendizagem significativa’’, disse.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon
(27) 3636-7705 / 776 / 7707 / 7888 / 99956-2479 / 99802-9043
mirelamarcarini@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br