Aula sobre cultura indígena aprofunda aprendizado para estudantes do curso técnico em Design Gráfico de Alegre
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Alunos do 3º ano do Ensino Médio Integrado (EMI) do curso técnico em Design Gráfico, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Professor Pedro Simão, localizada em Alegre, participaram de uma imersão na cultura dos povos indígenas, por meio de oficinas e vivências conduzidas por palestrantes representantes dos povos indígenas, na última semana. A imersão se deu por meio de uma oficina que promoveu reflexões sobre as relações étnico-raciais.
O evento, “I Conexões Mundo: saberes dos povos indígenas”, contou com representantes dos povos indígenas, Yândra (povo Tupinikim - ES) e Yasmim (povo Kariú - RJ), ambas estudantes da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), campus de Alegre. Além de promover uma maior compreensão e respeito pela diversidade cultural, a ação buscou ampliar o repertório criativo dos estudantes, e sensibilizar para a importância do respeito à diversidade cultural e à preservação das tradições ancestrais dos povos indígenas.
A professora Julia Keyse Santos destacou que é essencial enfatizar que essa oportunidade vai muito além de simplesmente transmitir conceitos técnicos e teóricos em design gráfico. “Para nós, foi um momento especial que nos envolveu com a cultura dos povos indígenas, nos conectou verdadeiramente com ela e oportunizou ouvir diretamente suas vozes por meio de seus representantes. Essa experiência não só fortalece o aprendizado dos estudantes, mas também os prepara para uma atuação profissional mais empática e consciente da diversidade cultural do nosso Estado e do nosso país”, disse.
Ainda segundo a professora, a expectativa é que após participarem das oficinas e vivências sobre a cultura dos povos originários, os estudantes demonstrem uma maior compreensão e respeito da diversidade cultural, expandindo seu repertório criativo e desenvolvendo uma sensibilidade para a importância da preservação das tradições dos povos indígenas, que estão vivas e se transformam. “O resultado desejado é uma turma de profissionais mais conscientes, sensíveis e inclusivos em sua prática futura”, pontuou a professora Júlia Keyse.
“O momento foi muito interessante e enriquecedor, pois ampliou os conhecimentos sobre os povos originários”, afirmou o estudante Lucas Louzada Costa. Já a aluna Estela Cardoso da Silva destacou seu aprendizado com a atividade. “A aula foi incrível, além de vários outros conhecimentos como o significado das pinturas e danças”, afirmou.
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