14/05/2024 14h48

Aula sobre cultura indígena aprofunda aprendizado para estudantes do curso técnico em Design Gráfico de Alegre

Alunos do 3º ano do Ensino Médio Integrado (EMI) do curso técnico em Design Gráfico, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Professor Pedro Simão, localizada em Alegre, participaram de uma imersão na cultura dos povos indígenas, por meio de oficinas e vivências conduzidas por palestrantes representantes dos povos indígenas, na última semana. A imersão se deu por meio de uma oficina que promoveu reflexões sobre as relações étnico-raciais.

O evento, “I Conexões Mundo: saberes dos povos indígenas”, contou com representantes dos povos indígenas, Yândra (povo Tupinikim - ES) e Yasmim (povo Kariú - RJ), ambas estudantes da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), campus de Alegre. Além de promover uma maior compreensão e respeito pela diversidade cultural, a ação buscou ampliar o repertório criativo dos estudantes, e sensibilizar para a importância do respeito à diversidade cultural e à preservação das tradições ancestrais dos povos indígenas.

A professora Julia Keyse Santos destacou que é essencial enfatizar que essa oportunidade vai muito além de simplesmente transmitir conceitos técnicos e teóricos em design gráfico. “Para nós, foi um momento especial que nos envolveu com a cultura dos povos indígenas, nos conectou verdadeiramente com ela e oportunizou ouvir diretamente suas vozes por meio de seus representantes. Essa experiência não só fortalece o aprendizado dos estudantes, mas também os prepara para uma atuação profissional mais empática e consciente da diversidade cultural do nosso Estado e do nosso país”, disse.

Ainda segundo a professora, a expectativa é que após participarem das oficinas e vivências sobre a cultura dos povos originários, os estudantes demonstrem uma maior compreensão e respeito da diversidade cultural, expandindo seu repertório criativo e desenvolvendo uma sensibilidade para a importância da preservação das tradições dos povos indígenas, que estão vivas e se transformam. “O resultado desejado é uma turma de profissionais mais conscientes, sensíveis e inclusivos em sua prática futura”, pontuou a professora Júlia Keyse.

“O momento foi muito interessante e enriquecedor, pois ampliou os conhecimentos sobre os povos originários”, afirmou o estudante Lucas Louzada Costa. Já a aluna Estela Cardoso da Silva destacou seu aprendizado com a atividade. “A aula foi incrível, além de vários outros conhecimentos como o significado das pinturas e danças”, afirmou.

 

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