10/11/2025 11h30

Colégio Estadual transforma leitura de Shakespeare em entrevistas criativas com personagens literários

A Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Colégio Estadual do Espírito Santo, em Vitória, desenvolveu o projeto integrador “Visitando Personagens da Literatura”, uma proposta inovadora que levou os estudantes das 1ª séries do Ensino Médio a mergulharem no universo de William Shakespeare por meio da criação de entrevistas com seus personagens mais emblemáticos.

Inspirado no formato do programa “Retrovisor”, de Paulo Markun, o projeto incentivou os alunos a assumirem diferentes papéis, roteiristas, entrevistadores e personagens, explorando as linguagens escrita, oral e visual de forma integrada. A atividade foi conduzida pelo professor Ricardo Costa Salvalaio, de Língua Portuguesa, e se estendeu de setembro a novembro, culminando em apresentações temáticas que uniram pesquisa, criatividade e reflexão crítica.

Ao longo das etapas, os estudantes elaboraram roteiros baseados nas obras de Shakespeare, planejaram figurinos, cenários e performances, e apresentaram suas entrevistas simuladas, trazendo à tona dilemas e motivações de personagens. O projeto buscou superar a leitura tradicional, aproximando a literatura do cotidiano dos jovens e mostrando como os clássicos continuam a dialogar com temas contemporâneos.

De acordo com o professor Ricardo, a proposta nasceu do desejo de “transportar o jornalismo investigativo para dentro da sala de aula, permitindo que os alunos ‘entrevistassem’ o passado”. Ele destacou ainda o envolvimento dos estudantes na criação dos roteiros e na construção estética das cenas como um dos pontos altos da experiência.

A estudante Jacqueline Alef Ribeiro Soares destacou que o projeto transformou sua visão sobre a leitura de clássicos: “No início, achei Shakespeare difícil, mas o formato de entrevista mudou tudo. Tive que pensar criticamente nas motivações do personagem, o que me ajudou a entender de verdade a obra. Além disso, melhorei muito minha fala em público e aprendi a trabalhar em grupo.”

Já Luis Fernando Vieira da Silva ressaltou o aspecto colaborativo da proposta: “Criar o roteiro, o cenário e o figurino foram um desafio, mas o trabalho em equipe fez tudo valer a pena. Foi uma das experiências mais legais que já tive na escola.”

 

Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br

 

Informações à Imprensa:

 

Assessoria de Comunicação da Sedu

comunicacaosedu@sedu.es.gov.br

Cícero Giuri | cgbona@sedu.es.gov.br

(27) 3636-7888 / 3636-7707

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI