Empreendedorismo social incentiva atividades em escola da Serra
Empreendedorismo social com a produção de puffs ecológicos foi uma atividade realizada pelos estudantes da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Germano André Lube, localizada na Serra. A iniciativa partiu dos professores Leila Freitas Costa e Mario Magno Cosmi, que fazem parte do Projeto Integrador de Pesquisa e Articulação com o Território (Pipat), devido aos relatos dos alunos preocupados com a poluição do meio ambiente e sobre lixo acumulado nas ruas do município.
Eles decidiram, então, coletar garrafas espalhadas em locais públicos e pneus, em borracharias, que se transformaram em puffs, uma espécie de sofá. “Vários benefícios foram gerados pelas nossas ações. Os pneus, por exemplo, muitas vezes ficam jogados em oficinas, podendo acumular água e proliferar a dengue”, disse a professora Leila Freitas Costa.
O professor Mario Magno Cosmi completou: “nós, professores do Pipat, criamos iniciativas sustentáveis, despertando nos educandos o desejo de desenvolver atitudes diárias de respeito ao meio ambiente e à sustentabilidade, apoiados nos conteúdos trabalhados em sala de aula e desenvolvendo habilidades que contemplem a preocupação ambiental com a produção de puffs ecológicos”.
“Quando trabalhamos com o nosso território, aprendemos a valorizar o bairro em que vivemos. Quando trabalhamos com reciclagem, aprendemos a produzir várias utilidades para o nosso lar”, destacou a estudante Edineia Ferreira.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon/ Soraia Camata