15/09/2025 11h58

Escola ‘Coronel Antônio Duarte’ promove Mostra Científica sobre Genética e Desenvolvimento Embrionário

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) “Coronel Antônio Duarte”, localizada em Iconha, realizou uma Mostra Científica com foco nas Anomalias do Desenvolvimento Embrionário Humano e Síndromes Cromossômicas, envolvendo as turmas da 2ª e 3ª série do Ensino Médio. A iniciativa, coordenada pelo professor de Biologia Hiury Marques Marvila, buscou fortalecer os descritores do Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo (Paebes), aprofundando conteúdos sobre genética, divisão celular (meiose) e etapas de desenvolvimento embrionário.

A atividade buscou aprofundar o conhecimento científico, estimular o pensamento crítico, desenvolver a comunicação científica e sensibilizar os alunos diante das condições humanas estudadas. Por meio de uma metodologia ativa, os estudantes foram protagonistas do processo, realizando pesquisas, preparando materiais e apresentando os conteúdos de forma didática aos colegas.

O projeto proporcionou resultados significativos, como maior compreensão dos processos biológicos, desenvolvimento de habilidades de interpretação científica, escrita e comunicação oral, além do fortalecimento do trabalho em equipe e da empatia.

Para o professor Hiury Marques Marvila, a experiência foi enriquecedora, pois permitiu aos alunos vivenciarem a Biologia de forma prática e investigativa. “A pesquisa sobre as anomalias do desenvolvimento embrionário e as síndromes cromossômicas estimulou o pensamento crítico, o trabalho colaborativo e o protagonismo estudantil. Percebi que os estudantes se envolveram de maneira efetiva, assumindo responsabilidade pelo conhecimento que construíram e compartilharam. Essa ação reforçou a importância de aproximar a ciência do cotidiano escolar, fortalecendo competências essenciais para a vida acadêmica e para avaliações externas, como o Paebes”, disse.

A estudante Roberta Silva Fim, do 3º ano do Itinerário Formativo “O Esporte, a Ciência e suas Tecnologias”, destacou a relevância do aprendizado prático. “Pesquisar e apresentar sobre os conceitos básicos da genética, divisão celular e as síndromes cromossômicas nos ajudou a entender de forma prática assuntos que antes pareciam muito teóricos. Além disso, trabalhar em equipe nos ensinou a dividir tarefas, organizar as informações e explicar os conteúdos de um jeito claro para os colegas”, afirmou.

Já a aluna Ana Clara Marinho Rangel, do 2º ano do Curso Técnico em Administração, reforçou a importância da pesquisa em grupo. “Antes eu tinha dificuldade em visualizar todas as etapas, mas com a pesquisa e a apresentação consegui entender como esse processo acontece e quais fatores podem causar anomalias. Trabalhar em grupo também fez diferença, porque pudemos trocar ideias, estudar juntos e organizar o conteúdo de forma mais clara”, pontuou.

 

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