Escola de Afonso Cláudio realiza atividade interdisciplinar de valorização do patrimônio cultural local
.jpg?v=638822328993034370)
A ação envolveu estudantes da 3ª série do Ensino Médio em aula técnica sobre arte urbana e identidade regional.
O Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral (CEEFMTI) Afonso Cláudio, localizado no município de Afonso Cláudio, promoveu uma experiência educativa que uniu arte urbana, história e cidadania. A atividade fez parte do projeto “Patrimônios que são nossos”, realizado com estudantes da 3ª série do Ensino Médio do Itinerário de Mídias Digitais da escola.
Os alunos participaram de uma aula técnica no mural localizado na entrada da cidade. A ação teve como destaque a presença da artista Fátima Petronetto, autora da pintura, que compartilhou com os estudantes o processo criativo por trás da obra e destacou a importância da arte na preservação da identidade cultural. O mural retrata elementos simbólicos da cultura regional, como festas populares, personagens históricos e a natureza local.
A proposta integra um projeto interdisciplinar coordenado pelos professores Luana Roncete Bissoli e Glauco Barros, e busca estimular o aprendizado por meio de experiências fora da sala de aula. Além da observação do mural, os estudantes participaram de uma breve oficina, com atividades práticas de fotografia e produção audiovisual. A atividade foi encerrada com uma roda de conversa, em que os alunos puderam tirar dúvidas e refletir sobre o valor da arte pública no cotidiano da cidade.
“É muito importante que as novas gerações compreendam que arte também é memória, é resistência e faz parte do nosso patrimônio. Fiquei muito feliz em poder conversar com os alunos e ver o interesse deles”, comentou a artista Fátima Petronetto.
Os professores também ressaltaram os ganhos pedagógicos da experiência. “Os murais da cidade contam histórias que nem sempre estão nos livros. Essa vivência desperta a sensibilidade dos alunos e amplia a visão que eles têm do espaço urbano”, afirmou a professora de Arte, Luana Roncete.
Para os estudantes, o contato direto com a arte local trouxe novos olhares sobre a cidade. “Eu nunca tinha parado para pensar que um muro poderia contar tanta coisa sobre a nossa cidade. Ver isso de perto e ainda conhecer a artista foi incrível. Dá vontade de fazer arte também”, disse o estudante Ismack Júnior Herbst.
Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
comunicacaosedu@sedu.es.gov.br
Deborah Hemerly
(27) 3636-7706 / 3636-7707