26/05/2025 17h14

Escola de Brejetuba desenvolve projeto de horta orgânica em comunidade rural

Iniciativa promove valorização da cultura camponesa, consciência ambiental e protagonismo estudantil.

Os estudantes da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Marlene Brandão, localizada no município de Brejetuba, participaram do projeto “Eu plantei, eu reguei, eu colhi”, voltado à implantação e manutenção de uma horta orgânica no espaço escolar. A iniciativa foi realizada com estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio, que estiveram envolvidos em todas as etapas do processo — desde a preparação do solo até a colheita.

A escola está situada em uma comunidade rural marcada pela presença da agricultura familiar, contexto que inspirou o projeto, desenvolvido na disciplina de Ciências Agropecuárias e na eletiva do Ensino Médio. Os conteúdos e metodologias foram adaptados conforme os níveis de ensino, garantindo que todas as turmas participassem ativamente.

A professora Gleidi Mara Macete, responsável pela disciplina, destacou o valor pedagógico da proposta: “A horta da escola é muito mais que um ambiente de trabalho do meio rural, é um espaço de aprendizado. Desenvolvemos ações educativas na forma de se alimentar, deixando de lado os produtos industrializados, além de valorizar a agricultura familiar e as feiras livres. É um campo aberto de possibilidades pedagógicas em todas as disciplinas e de reconexão com o alimento que consumimos.”

A implantação da horta envolveu etapas como limpeza do terreno e preparo do solo, semeadura e as primeiras colheitas. Um dos principais desafios enfrentados foi a baixa qualidade do solo, contornada com a doação de uma caçamba de esterco por membros da comunidade e a construção de uma composteira pela própria escola.

O projeto proporcionou resultados pedagógicos significativos, como o fortalecimento do raciocínio lógico, leitura, interpretação, consciência ambiental e desenvolvimento da autonomia dos estudantes. Um exemplo marcante foi a participação ativa de uma aluna do 1º ano com Transtorno do Espectro Autista (TEA), que demonstrou grande envolvimento em todas as etapas, destacando Ciências Agropecuárias como sua disciplina favorita.

Maria Cecília Cardoso Dias, aluna do 5º ano do Ensino Fundamental, compartilhou sua experiência: “Eu achei muito legal, porque eu moro na roça e na minha casa também tem uma horta. Foi legal também porque meus colegas da cidade passaram a ter novos conhecimentos e eu falei do que sabia. Gostei, principalmente, porque fomos nós que fizemos, não ficamos só na sala, fizemos na prática e eu nunca tinha feito isso em outra escola. É muito bom acompanhar o crescimento das verduras que plantamos.”

A ação reforça o papel da escola como espaço de valorização das culturas locais e de formação integral dos estudantes, promovendo o vínculo com o território, o trabalho coletivo e a consciência socioambiental.

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