03/09/2021 14h10

Escola de Cachoeiro de Itapemirim promove aula de campo sobre ecologia

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Professor Domingos Ubaldo, localizada em Cachoeiro de Itapemirim, promoveu uma aula de campo interdisciplinar de Ciências e Geografia. 

A aula teve como objetivos específicos a identificação de relações ecológicas por meio de exemplos naturais, o reconhecimento da composição de solos de diferentes ambientes, a mensuração da composição da matéria orgânica de solos florestais, a verificação da ação das florestas na conservação da água e do solo, além da regulação do microclima da área. 

No decorrer da aula de campo, os alunos utilizaram instrumentos, como binóculos, lupas, bússolas e termômetros, que os auxiliaram na coleta de dados para preenchimento do relatório e mapeamento dos estudos realizados. 

Toda a ação educativa foi dividida em atividades interdisciplinares pré-campo, investigando sobre os seres vivos e as relações de interdependência entre eles; atividades de campo com registros de dados coletados por meio da investigação in loco; e atividades pós-campo, com produção de mapas descritivos sobre os achados e descobertas naturais e geográficas, com produção de relatório fotográfico e análise dos solos no laboratório de Ciências, além da leitura de dados e escrita.  

“A aula de campo faz parte do circuito de atividades interdisciplinares propostas pelas disciplinas de Ciências e Geografia, que objetivam estimular o espírito científico dos estudantes, por meio do ensino por investigação. A promoção de atividades pedagógicas que levam o estudante a ter contato direto com a natureza contribui na formação ambiental de cada um deles, fazendo-os refletir sobre o seu pertencimento e o seu agir”, disse o professor de Ciências Willian Moreira da Costa. 

“Eu gostei muito da aula, pois ela nos ajudou a perceber e a ver de pertinho como os outros seres vivos se relacionam na natureza. Aprendemos bastante na aula de campo, pois além de observar, nós pudemos também tocar e sentir a natureza”, comentou o aluno Lucas Coradini Louzada. 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon / Soraia Camata  

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI