27/06/2024 16h27

Escola de Jaguaré inova no ensino de Física

Atividade teve objetivo de aliar teoria e prática, de forma a tornar mais assimilável o entendimento dos conceitos trabalhados.

A Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Pedro Paulo Grobério, localizada no município de Jaguaré, aplicou com as turmas da segunda série do Ensino Médio a metodologia de contação de história para reforçar o aprendizado em Física. Orientados pelo professor de Física Henrique Medeiros Rafahky, a atividade teve o objetivo de aliar teoria e prática, de forma a tornar mais assimilável o entendimento dos conceitos trabalhados.

A metodologia utilizada em sala de aula foi descrita no trabalho de conclusão de curso “O uso de contação de história como ferramenta didática no ensino de ondulatória no segundo ano do Ensino Médio”, de Thiago João de Santana. Foi realizado o experimento “telefone sem fio” e, por meio do experimento, foram introduzidos os conceitos de propagação de onda mecânica, velocidade de propagação de onda e ondas sonoras. Também foi utilizada uma mola maluca para demonstrar aos alunos, de forma concreta, os tipos e formas de propagação das ondas mecânicas.

De acordo com o professor responsável, a dinâmica buscou despertar o interesse e chamar atenção dos estudantes para o conteúdo trabalhado em sala de aula. “Na maior parte das vezes, os conteúdos de Física são apresentados de forma mecânica e matematizada, com resoluções de exercícios descontextualizados da realidade, por meio de fórmulas decoradas ou impostas, o que causa o desinteresse e fortalece o pré-conceito já presente nos alunos em relação à disciplina e seus conteúdos”, destacou Henrique Medeiros Rafahky.

Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sedu

Iris Carolina Miguez / Geiza Ardiçon

iclsmiguez@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br

(27) 3636-7706 / 3636-7707

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI