Escola Misael Pinto Netto inaugura Árvore Literária Antirracista em Aracruz

A iniciativa promove representatividade, diversidade cultural e fortalecimento das relações étnico-raciais no ambiente escolar.
O Comitê Antirracista Vozes da Mudança da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Misael Pinto Netto, em Aracruz, inaugurou a Árvore Literária Antirracista, um espaço pedagógico voltado para incentivar a leitura a partir da afrocentricidade e da valorização da sabedoria dos povos originários.
O projeto integra as ações do coletivo escolar formado por estudantes, professores e gestores, que há mais de um ano atua na promoção da conscientização, do respeito e da valorização da diversidade racial. Com obras de autores negros e indígenas, a árvore amplia o repertório cultural da comunidade escolar e assegura o direito à representatividade literária.
Instalada no corredor da escola, a Árvore Literária se consolidou como ponto de encontro para estudantes e profissionais, podendo ser utilizada nos intervalos, nos tempos livres ou em atividades pedagógicas. Mais do que um espaço estético, a ação traduz a pedagogia da ancestralidade em movimento, resgatando memórias, promovendo identidades e inspirando novas formas de ensinar e aprender.
De acordo com a equipe escolar, a proposta também resgata símbolos da ancestralidade africana. A árvore representa o baobá, considerado símbolo de resistência e memória no contexto da diáspora africana. Além disso, foram incorporados símbolos adinkras como sankofa, duafe e ojúauá, que comunicam valores e conhecimentos por meio de ideogramas, fortalecendo ainda mais a mensagem de pertencimento e equidade.
Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
comunicacaosedu@sedu.es.gov.br
Deborah Hemerly | dahfialho@sedu.es.gov.br
Cícero Giuri | cgbona@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7888 / 3636-7707