Estudantes da EJA de Guaçuí criam cartilha educativa sobre abandono animal

Projeto interdisciplinar alia cultura digital, cidadania e criatividade em produção coletiva lançada na Feira do Produtor.
Alunos da 6ª, 3ª e 8ª Etapas da EJA do Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral (CEEFMTI) Monsenhor Miguel de Sanctis, em Guaçuí, desenvolveram um projeto inovador com grande impacto social: a cartilha educativa “Amigos de Pata”, produzida nas aulas de Cultura Digital como conclusão do projeto interdisciplinar PIPAT. A iniciativa envolveu a criação de conteúdo gráfico e interativo com foco na adoção responsável, no combate ao abandono de animais e nas doenças transmitidas por animais em situação de rua.
A produção contou com textos informativos, caça-palavras, cruzadinhas, ilustrações geradas com apoio de inteligência artificial e atividades lúdicas elaboradas coletivamente pelos próprios estudantes. O projeto, conduzido pela professora Maryellen Salgado Monteiro, teve como base a proposta curricular da disciplina de Cultura Digital, que incentiva o uso consciente da tecnologia como linguagem crítica e cidadã.
A cartilha foi lançada oficialmente no dia 27 de junho, durante a Feira do Produtor, realizada na praça da Prefeitura de Guaçuí, com ampla receptividade da comunidade local. “Cada aluno deixou nela um pedaço de sua história, de seu cuidado com o mundo e da sua vontade de aprender. Isso é educação viva, com sentido”, destacou a professora Maryellen Salgado Monteiro.
A ação gerou resultados pedagógicos relevantes, promovendo a interdisciplinaridade com Língua Portuguesa e temas transversais como saúde, meio ambiente e cidadania. Os alunos aprenderam a usar ferramentas de edição de texto e imagem, criaram jogos educativos e vivenciaram, muitos pela primeira vez, a emoção de ver seu trabalho exposto publicamente.
A estudante Aparecida de Cássia Martins, da 3ª Etapa, contou sua experiência com a atividade: “Fiquei emocionada ao ver que as imagens que eu mesma criei estavam no livrinho. Foi uma vivência que vou levar comigo com muito carinho.”
Já José Matheus Barbosa, que já conhecia o uso do ChatGPT, relatou: “Foi incrível ver algo que eu fiz ganhar forma e sentido. Me senti um autor de verdade.”
EJA
Começou nesta terça-feira (1º) o período de rematrícula para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Rede Estadual de Ensino. Para solicitar a rematrícula, o responsável e/ou o próprio estudante, quando maior de idade, deverá dirigir-se presencialmente à secretaria da unidade pleiteada, ou solicitar por meio de formulário on-line (Clique AQUI acesse) até o dia 11 de julho.
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