12/08/2025 11h32

Estudantes da Escola Angélica Paixão vivenciam ciência, história e cultura em visita pedagógica ao Rio de Janeiro

Atividade interdisciplinar promove integração entre conhecimentos de Ciências da Natureza, Matemática, História e Sociologia.

Na última sexta-feira (08), estudantes da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Angélica Paixão, localizada em Guarapari, participaram de uma visita pedagógica que integrou experiências científicas, históricas e culturais na Capital do Rio de Janeiro e em Angra dos Reis. A ação fez parte do componente curricular Práticas Experimentais — de Ciências da Natureza e de Matemática — do turno integral matutino, e teve como objetivo articular teoria e prática, ampliando a visão de mundo dos alunos.

A programação começou na Usina Nuclear de Angra dos Reis (Rio de Janeiro), onde a turma conheceu de perto o funcionamento da geração de energia elétrica por fissão nuclear. Os estudantes observaram os sistemas de segurança e o monitoramento ambiental, compreendendo a importância da produção de energia de forma segura e sustentável.

Na Capital do Rio de Janeiro, a primeira parada foi no Museu do Amanhã, um espaço interativo e tecnológico que estimulou reflexões sobre mudanças climáticas, inovações científicas e os desafios sociais para o futuro. Os alunos exploraram projeções, gráficos e modelos matemáticos aplicados à previsão de cenários, mudanças demográficas e impactos ambientais, relacionando o conteúdo visto em sala com exemplos concretos.

Em seguida, os estudantes percorreram o Circuito Pequena África, visitando locais como o Cais do Valongo e a Pedra do Sal. Nessas paradas, puderam compreender a importância histórica e cultural desses espaços para a formação da identidade brasileira, reconhecendo a resistência e a contribuição do povo negro.

“Vivenciar a história é fortalecer o senso crítico, o respeito à diversidade e a valorização da cultura afro-brasileira, pilares essenciais para a formação de cidadãos conscientes e engajados”, destacou a professora de Sociologia, Amanda Dyna Matos.

A professora de Matemática, Heyla Brito Pompermayer, ressaltou o caráter interdisciplinar da atividade, lembrando que a matemática esteve presente em diferentes momentos, seja nas análises de dados no Museu do Amanhã, seja no mapeamento histórico do Circuito Pequena África. “Foi um momento enriquecedor, unindo números, história e consciência social”, contou.

Os estudantes também relataram o impacto positivo da experiência. Para Diogo dos Santos Ferreira, do 1M01, a viagem foi cheia de tecnologia, história e momentos marcantes para o ano escolar. Já Kamilly Siqueira Vieira, do 2M01 EFF, afirmou que saiu da atividade com mais conhecimento e uma visão diferente sobre ciência, cultura “e a importância de valorizar nossas raízes”.

A visita técnica reforçou o papel de atividades pedagógicas que conectam diferentes áreas do conhecimento, promovendo aprendizado significativo, valorização da diversidade e formação de cidadãos conscientes e engajados.

 

Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sedu

comunicacaosedu@sedu.es.gov.br

Deborah Hemerly | dahfialho@sedu.es.gov.br

Cícero Giuri | cgbona@sedu.es.gov.br

(27) 3636-7888 / 3636-7707

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI