Estudantes da Escola Ceciliano Abel de Almeida vivenciam experiências culturais e históricas em São Mateus
A Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Ceciliano Abel de Almeida, localizada em São Mateus, desenvolveu duas importantes iniciativas pedagógicas voltadas para a valorização da cultura, da memória e da identidade local. Os estudantes participaram de uma visita ao Sítio Histórico Porto de São Mateus, incluindo a Casa Constância D’Angola, e de uma exposição guiada de arte visual intitulada “Bem-vindo ao Paraíso”, realizada no Centro de Referência das Juventudes (CRJ) do município.
O Projeto “Patrimônio Histórico-Cultural”, promoveu uma vivência interdisciplinar entre as áreas de Arte, História e Língua Portuguesa. A iniciativa reuniu turmas da 2ª série do Ensino Médio e do 1º ano de Secretariado em uma visita ao Sítio Histórico Porto de São Mateus e à Casa Constância D’Angola, conduzida pela escritora e curadora Mônica Porto, referência na preservação da memória afro-brasileira e indígena no município.
Durante a atividade, os estudantes exploraram o patrimônio local, conheceram a história de Constância D’Angola e refletiram sobre o papel da comunidade negra e indígena na formação social, econômica e cultural da região. A experiência resultou em produções textuais, registros fotográficos e reflexões sobre o pertencimento e o letramento racial, em consonância com as Leis 10.639/03 e 11.645/08.
O professor Marcos Góes Oliveira, coordenador de Estratégias para Equidade Racial (PCER), destacou: “Cada olhar atento e cada pergunta feita mostrava que eles estavam se reconhecendo na história da cidade. Essa visita não foi só um passeio, foi um ato de valorização da memória e de construção de futuro.”
A curadora Mônica Porto ressaltou que o para os alunos foi uma experiência essencial. “Essa experiência oferece elementos fundamentais para que esses jovens, como futuro de nossa cidade, reflitam criticamente e atuem na construção de uma sociedade antirracista.”
“A visita evidenciou a coragem e o valor histórico do povo de São Mateus, inspirando respeito e admiração pela comunidade”, disse a estudante Ester de Oliveira Soares, da 2ª série.
Já a participação na Exposição Guiada “Bem-vindo ao Paraíso” trouxe reflexões sobre identidade, cultura periférica e juventude negra, em sintonia com o Projeto Aquilombar. Com programação diversificada — que incluiu grafite interativo, slam de poesia e baile cultural —, os estudantes vivenciaram expressões artísticas contemporâneas que dialogam com a resistência, os direitos humanos e a valorização da diversidade.
Para a equipe pedagógica, essas experiências ampliaram repertórios, inspiraram novas práticas antirracistas e fortaleceram a consciência crítica, mostrando aos alunos que eles são parte ativa das transformações sociais do território.
Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
comunicacaosedu@sedu.es.gov.br
Cícero Giuri | cgbona@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7888 / 3636-7707