20/08/2025 11h45 - Atualizado em 20/08/2025 11h46

Estudantes da Escola Clotilde Rato exploram os impactos do CO₂ em atividade com gelo seco

Ação prática de Química promoveu reflexões sobre aquecimento global, acidificação dos oceanos e preservação ambiental.

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Clotilde Rato, localizada na Serra, promoveu a atividade “Descarbonização: verificando a acidificação dos oceanos com gelo seco”, envolvendo estudantes da 1ª e 3ª séries do Ensino Médio. O projeto, realizado nos dias 11 e 14 de agosto, integrou o componente curricular de Química e buscou sensibilizar os jovens sobre os efeitos do aumento da concentração de gás carbônico (CO₂) na atmosfera, como o aquecimento global e a acidificação dos oceanos.

Durante o experimento, os alunos puderam observar, por meio do indicador universal de pH, a variação das cores ao longo da reação química, compreendendo de forma visual e prática conceitos como equilíbrio químico, reversibilidade de reações e escala de pH. A atividade também destacou os impactos da acidificação dos mares na biodiversidade, especialmente na formação dos corais.

A professora Raíza Rosa Garcia Guerra Rezende, responsável pela ação, destacou o entusiasmo dos estudantes: “Eles amaram a experiência de realizar experimentos envolvendo gelo seco e observar a mudança das cores durante a reação. Foi um momento de muita interação e aprendizado, com os alunos totalmente envolvidos.”

O projeto também contou com a participação de outros professores. Para Aleksandro José Moreira Guimarães, de Geografia, a experiência aproximou teoria e prática: “Manipular, observar e experimentar os conceitos vistos em sala torna o aprendizado real. Aulas assim ajudam os alunos a compreender que fenômenos globais, como o aquecimento do planeta, são reais.”

Os próprios estudantes relataram a importância da vivência. “Achei uma aula divertida e interativa. Foi uma experiência única mexer com o gelo seco”, contou Mariane Noronha de Barros, da turma 3IM01MID. Já Gabriely Ribeiro, da mesma turma, ressaltou: “A ideia foi muito criativa. Aprendemos sobre o pH e como o gás carbônico reage com a água para formar um ácido.”

Como próxima etapa do projeto, os estudantes irão quantificar as emissões de CO₂ no ambiente escolar e propor medidas de mitigação, estimulando reflexões sobre a preservação ambiental e o consumo consciente.

 

Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br

 

Informações à Imprensa:

 

Assessoria de Comunicação da Sedu

comunicacaosedu@sedu.es.gov.br

Deborah Hemerly | dahfialho@sedu.es.gov.br

Cícero Giuri | cgbona@sedu.es.gov.br

(27) 3636-7888 / 3636-7707

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI