19/09/2025 12h09

Estudantes da Escola Graça Aranha investigam hábitos alimentares e estilo de vida em projeto interdisciplinar

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Graça Aranha, localizada em Santa Maria de Jetibá, desenvolveu o projeto “Hábitos Alimentares e Estilo de Vida dos Estudantes do Ensino Médio”, no âmbito da disciplina PROINPAC, entre julho e setembro. A iniciativa teve como objetivo promover a conscientização dos jovens sobre saúde, alimentação equilibrada e prática de atividades físicas.

O trabalho começou com a escolha do tema pelos alunos, definição de hipóteses e elaboração de um questionário diagnóstico, aplicado junto à comunidade escolar. Os resultados foram analisados coletivamente em sala de aula e serviram como ponto de partida para discussões e reflexões sobre os impactos da alimentação no bem-estar e na qualidade de vida.

Como parte da programação, foi exibido o documentário “Muito Além do Peso”, que aborda criticamente a relação entre consumo alimentar e saúde. O ciclo de atividades foi encerrado com uma palestra da nutricionista Isabella Schwanz, que utilizou os dados da pesquisa para dialogar com os estudantes e propor alternativas mais saudáveis.

Segundo a professora responsável pela disciplina, Luciene Laurett, o formato participativo garantiu resultados pedagógicos significativos: “O projeto possibilitou aos estudantes compreenderem o impacto de suas escolhas diárias para a saúde e qualidade de vida. A metodologia, que incluiu pesquisa, exibição de documentário e palestra, trouxe resultados positivos, despertando reflexões críticas e possíveis mudanças de postura.”

Os próprios estudantes relataram aprendizados importantes. Camila Victória Barbosa de Souza, da 3ª série do Ensino Médio, destacou a palestra: “Ela trouxe as nossas respostas e discutiu de forma leve, sem tornar cansativa.”

Já Pedro Henrique Maier Vilvock, da mesma turma, contou que mudou atitudes após a experiência: “Comecei a ler os rótulos e deixei de consumir alguns alimentos industrializados por ter consciência de que não são saudáveis.”

De acordo com a equipe escolar, o projeto se destacou por articular ciência, saúde e cidadania, fortalecendo a interdisciplinaridade e estimulando o protagonismo estudantil no cuidado com a própria saúde e na construção de hábitos mais conscientes.

 

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