Estudantes de Guarapari apresentam seminário na Ufes sobre diversidade étnica e luta antirracista na América Latina

Os alunos apresentaram uma pesquisa em um seminário dentro de sala de aula, o que resultou no convite para divulgar o estudo na Universidade.
No dia 1º de julho, estudantes da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Angélica Paixão apresentaram na XIII Semana de Letras da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) – Campus Goiabeiras o trabalho intitulado “Améfrica Ladina: um olhar sobre as diversidades étnicas e lutas antirracistas” – produto de um projeto interdisciplinar trabalhado durante o mês de junho pelos professores Maycon Miliorini e Kelen Zamborlini em sala de aula.
Essa atividade teve como objetivo promover uma reflexão crítica e comparativa sobre a diversidade étnica e as políticas de proteção às populações negra e indígena nos países hispânicos e no Brasil. Os alunos realizaram, inicialmente, um levantamento de dados sobre a composição étnica do Brasil e de países que falam espanhol. Em posse dessas informações, construíram gráficos para possibilitar a comparação desses valores e a análise do perfil populacional dessas nações.
Em seguida, houve uma pesquisa legislativa com o fito de verificar e comparar que leis e políticas públicas cada um desses países tinha em prol da defesa e promoção dos direitos das populações historicamente marginalizadas. Diante desses resultados, desenvolveram hipóteses e indicaram possíveis caminhos para se construir uma América Latina cada vez mais antirracista. Por fim, os alunos apresentaram toda sua pesquisa e considerações em um seminário dentro de sala de aula, o que resultou no convite para divulgar o estudo na Universidade.
“Foi gratificante vê-los conhecendo outras realidades, construindo hipóteses e indicando soluções para que todos tenham asseguradas a igualdade e equidade”, destacou o professor Maycon Miliorini.
A aluna Alícia Martins, da turma 2M02-MID, contou com foi a sua experiência com a atividade: “Me aprofundar nas histórias e culturas de cada país hispânico me permitiu entender a diversidade que molda o mundo em que vivemos. Tornou o trabalho educativo e prazeros.”
Já o aluno Deyvid Belém da turma 3M01-MID destacou o impacto da visita na construção de seu projeto de vida: “Conhecer a Ufes foi especial. Estar naquele ambiente me inspirou seguir ainda mais nos estudos.”
Essa experiência promoveu a valorização do conhecimento produzido na escola pública, estimulou o protagonismo estudantil e contribuiu para a construção de projetos de vida mais ambiciosos e realistas.
Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
comunicacaosedu@sedu.es.gov.br
Deborah Hemerly | dahfialho@sedu.es.gov.br
Cícero Giuri | cgbona@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7888 / 3636-7707