Estudantes do CEEFMTI Manoel Duarte da Cunha vivenciam a ‘Cultura Oceânica' em aula de campo em Aracruz

O Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral (CEEFMTI) Manoel Duarte da Cunha, localizado em Pedro Canário, promoveu, no dia 10 de outubro, uma aula de campo do projeto interdisciplinar “Cultura Oceânica”, proporcionando aos estudantes uma experiência de aprendizado prática e enriquecedora.
A atividade reuniu professores e alunos em uma visita a importantes instituições de pesquisa e conservação marinha localizadas no município de Aracruz, como a Base Oceanográfica da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), o Núcleo de Gestão Integrada (NGI) do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade ICMBio Santa Cruz, a Estação de Biologia Marinha Augusto Ruschi e a startup Hippocampus Eco, todas situadas na Área de Proteção Ambiental (APA) Costa das Algas.
Sob a orientação dos professores Rodrigo Moreno, Ana Paula Martins, Ana Paula Vaz e Ester Félix (Ciências da Natureza e Matemática), Adriana Matos e Karol Costa da equipe do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e da equipe gestora, representada por Karina Cosme, os estudantes puderam observar de perto diferentes ecossistemas, como manguezais, praias arenosas e o estuário do Rio Piraquê-Açu, além de conhecer espécies marinhas em seus habitats naturais.
Durante a visita, os alunos aplicaram conhecimentos científicos em campo e compreenderam a importância da conservação ambiental e do equilíbrio dos ecossistemas costeiros. As interações com os pesquisadores e técnicos das instituições reforçaram o caráter interdisciplinar do projeto, unindo teoria e prática.
Entre as principais atividades, destacaram-se a trilha interpretativa na restinga e na praia arenosa, a visitação a coleções biológicas, o cultivo de cavalos-marinhos e o contato direto com crustáceos, moluscos, algas e equinodermos.
“Os alunos tiveram contato direto com a biodiversidade marinha e ecossistemas frágeis, o que ampliou a compreensão sobre a necessidade de conservar nossos recursos naturais”, ressaltou o professor Rodrigo Moreno.
O estudante Kerryson Diniz, da 1ª série do Ensino Médio, destacou o aprendizado proporcionado pela aula de campo: “Foi incrível ver de perto as espécies que ocorrem no nosso litoral e entender como funcionam os ecossistemas costeiros e marinhos. Isso despertou nossa curiosidade e tornou a aprendizagem muito mais inspiradora.”
Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
comunicacaosedu@sedu.es.gov.br
Cícero Giuri | cgbona@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7888 / 3636-7707