Estudantes do curso técnico de Agronegócio discutem impactos da gripe aviária (Influenza H5N1)

O júri simulado permitiu que os alunos tivessem domínio do tema e trabalhassem habilidades, como escuta ativa e respeito às divergências.
Os alunos da 3ª série do Ensino Médio, do curso técnico de Agronegócio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) José Corrente, localizada em Alegre, participaram de um júri simulado sobre a gripe aviária (Influenza H5N1) e seus impactos no agronegócio. A atividade teve como objetivo fomentar o pensamento crítico e o protagonismo estudantil, por meio da simulação de um julgamento temático sobre o tema.
Os estudantes foram organizados em grupos, representando diferentes setores da sociedade, como produtores rurais, órgãos de saúde, ambientalistas e representantes do setor econômico, e defenderam suas posições com base em dados técnicos e pesquisas científicas.
Dessa forma, os educandos puderam ampliar os conhecimentos sobre impactos econômicos e ambientais da gripe aviária, e também aprimorar habilidades socioemocionais, como escuta ativa, respeito às opiniões divergentes e expressão oral. Além disso, a ação permitiu o desenvolvimento de competências, como argumentação, análise crítica, cooperação, responsabilidade social e domínio de conteúdo científico aplicado ao contexto atual.
“Realizamos um júri simulado sobre uma granja acusada de negligência sanitária após um surto de gripe aviária. Exerci o papel de especialista em avicultura da acusação. Durante todo o trabalho, achei interessante como conseguimos desenvolver nossos papéis de forma rápida e eficiente. Conseguimos aprender e desenvolver várias áreas que, às vezes, não colocamos em prática com frequência. Gostei muito por ser algo diferente e que nos empenhamos em realizar”, contou a estudante Elisa de Souza Moreira.
Para a aluna Maria Eduarda Ferreira Barboza, que até então não havia tido contato com o assunto, a experiência foi útil principalmente para o conhecimento e crescimento pessoal. “Devo destacar aqui não só o tema em si, mas também a experiência de falar em público, algo que para mim era desafiador. Com esse trabalho, pude ir além das minhas próprias limitações e expandir meus horizontes, despertando a total importância de se desprender da timidez e poder alcançar mais do que posso imaginar”, ressaltou a estudante.
“Discutir a influenza aviária neste momento foi extremamente relevante, considerando que o tema tem sido amplamente debatido em nível mundial, especialmente diante da atual crise sanitária enfrentada pelos Estados Unidos. A atividade permitiu que os estudantes compreendessem a complexidade dos impactos dessa doença na saúde pública, na economia rural e no meio ambiente. Foi, sem dúvida, uma experiência marcante e transformadora para todos os envolvidos”, explicou a professora Amanda Gomes Silva, que coordenou a atividade junto com Alixelhe Damascena e Luciana Lorenzoni.
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