Estudantes refletem sobre representatividade feminina no mundo do trabalho

Roda de conversa promovida por escola estadual em Itapemirim abordou empoderamento, igualdade de oportunidades e desafios enfrentados pelas mulheres em diversas profissões.
O Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral (CEEFMTI) Washington Pinheiro Meirelles, localizada em Itapemirim, promoveu uma roda de conversa sobre a presença e os desafios das mulheres no mercado de trabalho. A atividade reuniu estudantes e profissionais de diferentes áreas, com o objetivo de fomentar o debate sobre equidade de gênero, empoderamento e o papel social da mulher.
A ação buscou incentivar a conscientização sobre os desafios enfrentados pelas mulheres ao longo do tempo, valorizar suas conquistas na história e incentivar a inclusão e a igualdade de oportunidades. O encontro contou com a participação de convidadas que atuam em setores, como a saúde, direito, educação e o empreendedorismo, compartilhando suas experiências, conquistas e obstáculos enfrentados ao longo da trajetória profissional.
Durante a atividade, os estudantes puderam fazer perguntas, ouvir relatos inspiradores e refletir sobre como a representatividade feminina impacta suas próprias visões de futuro. Além disso, a ação também teve como proposta estimular o protagonismo estudantil e a formação crítica sobre temas relacionados aos direitos humanos e à cidadania.
“Nós, professores, estamos aqui para ajudar a criar um espaço acolhedor, de aprendizado e transformação para nossos alunos. Por meio do compartilhamento de histórias de mulheres bem-sucedidas em diversas áreas, foi possível inspirar e incentivar nossas alunas a seguir seus sonhos. Essas histórias mostram que, com determinação, coragem e perseverança, é possível superar obstáculos e conquistar o sucesso em qualquer área profissional”, disse a professora de História da escola, Graziele Silva da Costa Machado.
A atividade foi realizada como parte do planejamento interdisciplinar da unidade, fortalecendo o compromisso da Rede Pública Estadual de Ensino com a promoção de uma educação voltada para a formação de cidadãos conscientes, éticos e preparados para os desafios da sociedade contemporânea.
A estudante Maria Eduarda Carvalho da Silva, da 2ª série do Ensino Médio, contou como o encontro foi impactante: “Foi fantástico ter a oportunidade de conhecer tantas mulheres empoderadas, mulheres reais, aqui da nossa região, algumas inclusive estudaram na nossa escola, e hoje exercem profissões que muitas das alunas sonham exercer. Esse encontro me impactou muito e nos mostrou que é possível sonhar e realizar. Gostaria que tivéssemos mais encontros como esse.”
Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
comunicacaosedu@sedu.es.gov.br
Deborah Hemerly | dahfialho@sedu.es.gov.br
Cícero Giuri | cgbona@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7888 / 3636-7707