Projeto conecta matemática e linguagem em atividade de redação na EEEFM Hildebrando Lucas, em Vitória
A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Hildebrando Lucas, localizada em Vitória, realizou a atividade “Conexões Matemáticas – Matemática e Redação”, envolvendo os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Conduzida pelos professores Ricardo Salvalaio, de Língua Portuguesa, e Eduardo Borges, de Matemática, a proposta integrou as duas áreas do conhecimento em uma experiência inovadora: os estudantes produziram uma redação com o tema “Caminhos para manter a saúde mental equilibrada e como avançar nas políticas públicas sobre o tema no Brasil”. Os textos motivadores utilizados apresentavam dados matemáticos, como gráficos e porcentagens, estimulando a interpretação e a reflexão crítica sobre o assunto.
A atividade fez parte do Projeto Conexões Matemáticas, que busca ampliar as formas de aprendizado e aproximar os alunos da EJA do modelo de redação aplicado no Enem. A iniciativa também incentivou o raciocínio lógico e o uso de informações numéricas na construção de argumentos.
Segundo o professor Ricardo Costa Salvalaio, um dos grandes desafios da educação é mostrar que a matemática vai além dos números e equações. “Uma redação que utiliza textos motivadores matemáticos pode explorar justamente essa ideia, desvendando o pensamento lógico, a capacidade de resolução de problemas e a busca por padrões e relações que a disciplina desenvolve”, afirmou.
Os resultados pedagógicos foram significativos, com aumento no interesse dos estudantes em realizar o Enem e ingressar no Ensino Superior, além de melhorias na interpretação de textos e na resolução de questões matemáticas.
Para a estudante Clarice Pereira da Silva, fazer o simulado de redação foi desafiador, mas muito importante para ela. “No começo, fiquei um pouco confusa e perdida porque é um tema que mexe com a gente, ainda mais por ser algo tão presente na vida de muitas pessoas. Mas, conforme fui escrevendo, percebi o quanto é necessário falar sobre isso com seriedade e empatia. Consegui organizar minhas ideias, pensar em soluções e trazer exemplos reais”, pontuou
“Achei o simulado de redação bem legal porque deu para ver onde estou indo bem e o que ainda preciso melhorar. No começo bateu um nervoso, mas depois fiquei tranquila! Foi bom para treinar de verdade e sentir como é na hora da prova”, contou a aluna Denise Pinto Poltronieri.
Essa foi o primeiro simulado da aluna Taynã Francisco Dias. Ela falou sobre a experiência: “Confesso que fiquei apreensiva, com receio de não sair nada, mas tentei fazer assim mesmo. Só quem se arrisca consegue chegar ao objetivo desejado, e vale a pena ter experiências desafiadoras.”
Já Drieli Thomaz Jorge completou: “achei muito interessante e essencial para realizar a prova do Enem. É a primeira vez que tenho contato com a redação e esse simulado foi muito interessante. Espero que vocês realizem mais atividades assim para que, até a prova, eu esteja preparada.”
Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
comunicacaosedu@sedu.es.gov.br
Cícero Giuri | cgbona@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7888 / 3636-7707