18/11/2025 11h19

Projeto ‘Consciência Negra em Palavras e Arte’ mobiliza estudantes de Piúma em ações de leitura, escrita e expressão cultural

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professora (EEEFM) Filomena Quitiba, localizada em Piúma, desenvolveu o projeto “Consciência Negra em Palavras e Arte”, uma proposta pedagógica que incentivou os estudantes a refletirem sobre igualdade, identidade e resistência por meio da leitura, da escrita e da produção artística. O trabalho, conduzido pelas professoras Fabiani Taylor e Gabriela Jordane Fosse, envolveu múltiplas linguagens e ocupou diferentes espaços da comunidade.

Entre as atividades realizadas, destacou-se o concurso de poesias, no qual os alunos produziram textos autorais inspirados em temas como racismo, diversidade e valorização da cultura negra. As poesias vencedoras foram impressas em sacolinhas de pão e distribuídas pela cidade em parceria com a “Padaria da Família”, aproximando o cotidiano da comunidade da literatura produzida pelos estudantes e ampliando o alcance das reflexões promovidas na escola.

O projeto também incluiu um quiz sobre personalidades negras brasileiras, leituras de obras de Carolina Maria de Jesus e Elza Soares, além da produção de microcontos transformados em lambe-lambes espalhados por postes e pontos de ônibus de Piúma. Para finalizar, cada estudante personalizou uma ecobag com frases, versos e símbolos da cultura negra, reforçando o caráter artístico, reflexivo e identitário da proposta.

“A sequência didática ‘Consciência Negra em Palavras e Arte’ foi um mergulho na valorização da cultura afro-brasileira, unindo reflexão e criatividade. Culminou em um concurso de poesias repleto de vozes potentes e sensíveis. As obras ganharam as ruas, impressas em sacolinhas de pão, levando poesia e consciência ao cotidiano”, disse a professora Fabiani Taylor.

A professora Gabriela Jordane Fosse complementou: “Contribuir para este projeto é motivo de orgulho, me sinto honrada em poder participar e conduzir os alunos nesse momento, os alunos entregaram ótimas produções. É gratificante ver a educação ocupando espaços e ampliando vozes”.

Para os estudantes, o projeto representou reconhecimento e pertencimento. A aluna Ana Beatriz Morena Serafim da Silva, da 1ª ADM01, afirmou: “Ao ganhar esse prêmio, eu me senti muito honrada. Poder mostrar a todos a minha poesia com um significado tão grande e com um propósito tão bonito, foi maravilhoso. Fiquei emocionada!”.

Já a estudante Vitória Beatriz destacou: “Foi uma alegria imensa ganhar a premiação, não achava que ganharia, porque no dia que fizemos eu não estava com criatividade e nem havia colocado muita expectativa. Muito interessante a escola fazer esse projeto e a ‘Padaria da Família’ compartilhar nas sacolinhas de pão os poemas sobre o Dia da Consciência Negra.”

 

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