Projeto sobre povos indígenas promove aprendizado e respeito à diversidade em escola em Santa Maria de Jetibá

A iniciativa promoveu atividades pedagógicas que aproximaram os estudantes da realidade indígena.
Com o objetivo de valorizar a cultura, a história e os costumes dos povos originários do Brasil, a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) São Luís, localizada em Santa Maria de Jetibá, desenvolveu o projeto “Povos Indígenas – Apresentação e Identidades”. A iniciativa envolveu alunos dos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental e também do Ensino Médio, promovendo atividades pedagógicas que aproximaram os estudantes da realidade indígena.
Uma das principais ações do projeto foi a entrevista realizada por alunos da escola com Daniel Pontes, indígena da região de Tefé, no Amazonas. As crianças fizeram perguntas sobre o cotidiano, animais e costumes da floresta, enquanto os adolescentes focaram em temas como preservação cultural, desafios da comunidade e lendas locais. O convidado compartilhou com os estudantes saberes ancestrais, a relação com a natureza e a importância do respeito à cultura indígena. O conteúdo foi transformado em um podcast, que está disponível nas plataformas YouTube e Spotify.
Outra atividade de destaque foi a confecção de lapbooks pelos alunos do 2º e 3º anos do Ensino Fundamental, com informações sobre hábitos alimentares, moradias, línguas, vestimentas, festas e crenças dos povos indígenas. “A atividade foi feita de forma colaborativa e criativa, promovendo o respeito à diversidade cultural e o reconhecimento da importância dos povos indígenas na formação da nossa sociedade”, destacou a professora Renata Aparecida Lírio Rocon.
A ação também proporcionou resultados concretos no processo de ensino-aprendizagem. Os alunos aprimoraram habilidades de leitura, pesquisa, organização e resolução de problemas, além de melhorarem a oralidade e o respeito à diversidade. “Este projeto não só fortaleceu a aprendizagem, mas também promoveu um encontro verdadeiro com a diversidade que forma a riqueza do nosso País”, afirmou o coordenador pedagógico Alexandre Portes Ribeiro.
Para os estudantes, a experiência foi transformadora. “Durante a entrevista, aprendi coisas que nunca tinha visto nos livros e senti como é importante dar espaço para essas vozes”, contou Arthur Marquardt Lopes, do 7º ano do Ensino Fundamental. Já Valentina Paulo Lenke, do 3º ano, destacou: “Aprendi que eles têm costumes diferentes dos nossos e que cuidam muito bem da natureza. Agora eu sei que é importante valorizar e respeitar a cultura deles”.
Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
comunicacaosedu@sedu.es.gov.br
Deborah Hemerly
dahfialho@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7706 / 3636-7707