Sedu realiza primeiro encontro formativo para uso das salas Google
Escolas da Rede Estadual receberam salas de Inovação e Experimentação.
A Secretaria da Educação (Sedu), por meio da equipe Sedu Digital, promoveu, na última sexta-feira (18), o 1º encontro formativo para uso das “Salas Google de Inovação e Experimentação”, no Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral (CEEFMTI) Doutor Agesandro Da Costa Pereira, em Vitória.
O objetivo do encontro foi o início de um ciclo formativo com os professores que lecionam nas escolas que receberam as “Salas Google de Inovação e Experimentação” em 2022. “As salas visam a fomentar a cultura digital com inovação. Para isso, os docentes necessitam trabalhar com metodologias ativas e dinâmicas diferenciadas, que aproveitem ao máximo o potencial dos ambientes e equipamentos ofertados”, disse a assessora de Tecnologia Educacional da Sedu, Carmem Prata.
No total, 14 professores e toda a equipe pedagógica participaram desse primeiro módulo da formação, em que foi discutido sobre a importância das metodologias ativas, e como potencializar o aprendizado com ferramentas digitais e a inserção de experiências virtuais na consolidação do aprendizado.
A formação foi conduzida pela técnica Mônica Nadja Silva d’Almeida Caniçali, pelo técnico Áttila Luiz Uggeri e por professores da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Mário Gurgel, de Vila Velha.
Salas Google de Inovação e Experimentação
As salas Google são dotadas de mobiliário diferenciado e flexível, tais como impressora 3D, arduino, televisão, lousa digital, conjunto de áudio e vídeo, chromebooks e outros equipamentos.
Sedu Digital
O Programa Sedu Digital busca expandir as oportunidades de aprendizagem dos estudantes, por meio da experiência digital. A proposta é desenvolver a cultura e a experiência digital integradas para o desenvolvimento e fortalecimento do currículo escolar, por meio de formação e assessoramento aos professores, do uso de metodologias ativas, do estímulo ao engajamento dos estudantes e da produção de conhecimento e a valorização das produções escolares.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon / Soraia Camata