30/09/2025 16h43

Sedu realiza ‘Seminário da Educação Socioeducativas’

A Secretaria da Educação (Sedu) realizou, nessa segunda-feira (29), o “Seminário de Sensibilização para a Construção do Plano Estadual de Aprendizagem e Profissionalização de Adolescentes e Jovens em cumprimento e pós-cumprimento de medidas socioeducativas”. O encontro, que aconteceu no auditório da Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho, em Vitória, reuniu representantes de diversas instituições públicas e privadas para discutir estratégias voltadas à educação, formação profissional e inserção no mercado de trabalho.

A iniciativa integra as ações do Protocolo de Intenções nº 03/2023 – UNIS e foi realizada pela Sedu, em parceria com o Núcleo de Proteção aos Direitos da Juventude (Neju), do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), além do Ministério Público do Trabalho (MPT), Defensoria Pública (DPES), Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) e Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES).

Durante o encontro, a gerente de Educação de Jovens e Adultos (EJA), Mariane Berger, apresentou o diagnóstico situacional elaborado a partir da colaboração de instituições parceiras, que responderam a um formulário específico. O documento servirá de referência para o Comitê Intersetorial de Acompanhamento das Trajetórias Educacionais e Profissionais (Ciateps), instituído pela Portaria nº 195-R/2024, orientando a definição de ações capazes de enfrentar desafios, identificar lacunas e ampliar oportunidades nos diferentes territórios do Estado.

O seminário também contou com a participação de representantes de instituições como Instituto Formar, Rede AICA/Sol Nascente, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Serviço Social da Indústria (Sesi), Faculdade Multivix, CIEE, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes), Companhia Espírito-santense de Saneament (Cesam-ES), Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Humano (IBDH), além das secretarias de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades), de Direitos Humanos (SEDH) e de Esportes e Lazer (Sesport), bem como do Programa Fazendo Justiça (CNJ/PNUD).

“O objetivo central da iniciativa foi sensibilizar os participantes para a importância de garantir que adolescentes e jovens em cumprimento e pós-cumprimento de medidas socioeducativas tenham acesso a políticas públicas efetivas. A proposta é ampliar as possibilidades de inserção em programas de aprendizagem, estágios, cursos de qualificação profissional e no mercado de trabalho, promovendo inclusão social e construção de novas perspectivas de vida”, frisou Mariane Berger.

Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sedu

comunicacaosedu@sedu.es.gov.br

Cícero Giuri | cgbona@sedu.es.gov.br

(27) 3636-7888 / 3636-7707

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI