18/06/2024 14h22 - Atualizado em 18/06/2024 14h48

CEEJA de Cachoeiro de Itapemirim lança coletânea com histórias de vida dos estudantes

O livro conta o que motivou os alunos a interromper os estudos e, da mesma forma, a retornar a busca por educação.

Na última sexta-feira (14), o Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos (CEEJA) de Cachoeiro de Itapemirim lançou a obra literária “Um aluno me contou: pausas e recomeços”, uma coletânea de relatos dos alunos e ex-alunos do CEEJA, coordenada pelos professores de Língua Portuguesa e organizada pelo coordenador pedagógico Romulo Farias de Oliveira. A concepção artística foi da professora de Arte Kamilla Veiga Vitório do Nascimento.

A cerimônia de lançamento, que aconteceu na Praça da Poesia (área externa da Casa dos Braga), contou com a presença dos alunos-autores e seus familiares, do corpo docente e da equipe pedagógica do CEEJA, da supervisora pedagógica da escola Bruna Wencioneck de Souza, da Gerente da GEEJA Mariane Berger, da Técnica Pedagógica Simone Siqueira e de representantes do município – gestores, membros da Academia Cachoeirense de Letras, entre outros.

O livro reúne diversas histórias de vida dos estudantes do CEEEJA de Cachoeiro de Itapemirim, que contam o que os motivou a interromper os estudos e, da mesma forma, a retornar a busca por educação. As narrativas são individuais e únicas, refletindo contextos diversos, e todas têm algum ponto em comum, como, por exemplo, a impossibilidade de estudar por ser mulher, dificuldades financeiras e marcas negativas provocadas por uma escola do passado.

Em 2022, a escola ficou em primeiro lugar no Prêmio Inoves com o Projeto “Vencendo Fronteiras”, o que custeou a materialização da obra. Durante o ano de 2023, a equipe mobilizou a comunidade escolar para identificar as narrativas que poderiam compor o livro. A proposta era apresentada aos alunos e, à sua maneira, cada um deveria contar a própria história.

Agora, com a tiragem de mil exemplares, os livros foram entregues aos autores e aos integrantes da unidade escolar (equipe docente e pedagógica). Após o lançamento, serão disponibilizados também para bibliotecas públicas e das escolas do município, além de outros órgãos.

Para o aluno do primeiro segmento vespertino Sérgio de Souza, autor de uma das narrativas do livro, participar dessa atividade foi muito importante: “espero que a minha história anime outras pessoas a voltar a estudar”. Para Everson Marin, professor de Química do CEEJA, as narrativas de vida dos alunos são inspiradoras. “O desejo de aprender a ler para aplicar em situações do cotidiano, como diferenciar marcas de produtos no supermercado, emociona e nos lembra que o acesso à educação ainda é um desafio para o país”, disse.

Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br


Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Iris Carolina Miguez / Geiza Ardiçon
iclsmiguez@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7706 / 3636-7707

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI