Chamadão da EJA da Sedu desembarca no Terminal de Laranjeiras

Nesta sexta-feira (25), das 13h às 16h, a campanha do “Chamadão da EJA” da Secretaria da Educação (Sedu) desembarca no Terminal de Laranjeiras, na Serra. A ação de mobilização para atrair novos estudantes para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Espírito Santo acontece desde essa segunda-feira (21) e já passou pelos terminais rodoviários de Jardim América, em Cariacica; Vila Velha, e Carapina, na Serra.
A gerente de Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Sedu, Mariane Berger, ressaltou que até o momento, somente nos terminais, mais de duas mil pessoas foram abordadas pelas equipes da gerência da EJA. “Nosso objetivo é estar onde as pessoas estão, facilitando o acesso às informações sobre a EJA e mostrando que é possível retomar os estudos em qualquer fase da vida”, destacou.
A iniciativa visa a fortalecer a divulgação do programa, que está com as inscrições abertas em todo o Estado para novos alunos. A ação se soma às atividades desenvolvidas anteriormente nas escolas e pontos estratégicos de Vitória, incluindo plantões tira-dúvidas e panfletagens. Ao todo, 14.801 estudantes estão matriculados atualmente na EJA regular, em 194 escolas da Rede Pública Estadual.
Educação Jovens e Adultos (EJA)
Quem pode se matricular na EJA?
A EJA é destinada a jovens, adultos e pessoas idosas que não concluíram o Ensino Fundamental ou Médio na idade social convencional. Para ingressar na EJA Fundamental, é necessário ter, no mínimo, 15 anos completos. Já para a EJA Médio, é preciso ter 18 anos ou mais.
Quais os tipos de modalidades de EJA a rede oferece?
As ofertas estão disponíveis nas modalidades presencial e semipresencial, por meio dos Centros de Educação de Jovens e Adultos (CEEJA), localizados nos municípios de Vitória, Colatina, Cachoeiro de Itapemirim e Linhares e e dos Núcleos de EJA, distribuídos em quase território capixaba.
Como se matricular?
Para efetuar a matrícula, basta procurar uma escola da rede estadual que oferte a EJA, portando um documento de identificação, certidão de nascimento, comprovante de residência, cartão de vacinação e, se possível, o histórico escolar. Caso o estudante não tenha toda a documentação exigida no momento da matrícula, ainda assim poderá se inscrever, sendo orientado a apresentar os documentos pendentes em prazo acordado com a escola. Essa medida segue a orientação da Resolução CEE nº 3.777/2014, que estabelece que a ausência de documentação não deve impedir o acesso do estudante à EJA, desde que ele se comprometa a regularizar a situação.
Quais as ofertas de EJA a rede oferece?
- EJA Diurna
Oferta de Educação de Jovens e Adultos no período diurno, é destinada a quem pode estudar durante o dia. As aulas acontecem de segunda a sexta-feira, no período da manhã ou da tarde (a depender da organização de cada escola). A oferta considera disciplinas da base nacional comum, atividades de formação cidadã e projetos integradores. Ideal para quem trabalha a noite e não pode frequentar a escola no noturno.
- EJA Profissional
Integra os estudos da EJA com cursos de qualificação profissional, permitindo que o estudante avance na escolarização e ao mesmo tempo se prepare para o mundo do trabalho. Está presente em diversas escolas da rede e os horários podem variar entre diurno e noturno, conforme a organização de cada unidade. As vagas estão abertas para jovens e adultos que desejam concluir seus estudos com uma qualificação técnica inicial.
- EJA Noturna (Regular)
Modalidade tradicional da EJA, com funcionamento à noite, normalmente das 18h00 às 22h10, em escolas da rede estadual. Indicada para quem trabalha durante o dia. Atualmente, mais de 14 mil estudantes estão matriculados na EJA regular em escolas em todo o Espírito Santo.
- EJA Prisional
Voltada para pessoas privadas de liberdade, é ofertada dentro das unidades prisionais por meio de uma parceria entre a Sedu e a Sejus. A proposta garante o direito à educação, respeitando a rotina e a segurança dos espaços prisionais. A carga horária é adaptada às condições específicas de cada unidade. Familiares de pessoas que se encontram em situação de privação de liberdade, podem se informar com as equipes pscissocias e pedagógicas das unidades, manifestando o interesse do familiar em estudar.
- EJA na Socioeducação
Atende adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas, como internação ou semiliberdade, nas unidades do Iases. A oferta busca garantir o direito à escolarização e contribuir para o processo de responsabilização e reinserção social desses jovens. Os horários são organizados de acordo com as rotinas das unidades. Quando o adoslecente adentra ao sistema, sua inserção na escola é uma das condições de ressocialização exigidas como parte da medida.
Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
comunicacaosedu@sedu.es.gov.br
Deborah Hemerly | dahfialho@sedu.es.gov.br
Cícero Giuri | cgbona@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7888 / 3636-7707