Escola de Cariacica realiza 1º Seminário Antirracista e empossa Comitê Escolar pela Equidade Racial

A iniciativa teve como objetivo promover debates, reflexões e ações para enfrentamento ao racismo estrutural no ambiente escolar.
A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Hunney Everest Piovesan, localizada em Cariacica, realizou, na última semana, o I Seminário Hunney Antirracista – “Corpos que Ocupam, Vozes que Ecoam”. A iniciativa teve como objetivo promover debates, reflexões e ações concretas para o enfrentamento ao racismo estrutural no ambiente escolar.
Realizado ao longo de três dias, o seminário contou com rodas de conversa, oficinas, exibição de vídeos, apresentações culturais e a cerimônia de posse do 1º Comitê Antirracista da escola. A ação envolveu professores, estudantes, gestores e convidados da comunidade externa, e foi considerada um marco na promoção da equidade racial no contexto educacional.
O projeto promoveu a consciência racial, o respeito à diversidade, a escuta ativa e o protagonismo estudantil, além de institucionalizar o Comitê Antirracista como instância permanente de enfrentamento ao racismo.
Durante as atividades, os alunos participaram ativamente das rodas de conversa e relataram experiências pessoais com o racismo. Também produziram cartazes, textos e intervenções artísticas com foco na valorização da identidade negra. Um dos destaques foi a criação do Comitê Antirracista, com a participação de estudantes de diferentes séries.
O principal desafio foi romper o silêncio em torno da temática racial. Para superá-lo, a escola investiu em formação prévia com os professores e criou espaços seguros de escuta ativa dos estudantes, o que possibilitou o envolvimento de toda a comunidade escolar.
"Este seminário não foi apenas um evento pontual. Foi um marco na história da nossa escola. Em uma instituição pública, diversa e com tantos rostos negros nos corredores, era urgente criar espaços em que esses estudantes se sentissem vistos, ouvidos e respeitados. A posse do nosso 1º Comitê Antirracista representa mais do que um ato simbólico: é um compromisso coletivo com a equidade e a justiça. Como gestor, acredito que educar também é lutar contra todas as formas de exclusão", destacou o diretor escolar, Denilson Garcia.
"Tomar posse como representante do Comitê Antirracista foi um momento muito forte para mim. Sou um jovem preto e, por muito tempo, senti que minha voz não era escutada. Hoje, com esse espaço que a escola está abrindo, a gente pode mostrar que tem muito a dizer. Quero ajudar a construir uma escola onde todos se sintam respeitados, do jeito que são. Isso aqui é o começo de muita coisa", disse o estudante Raimundo dos Santos Oliveira.
Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
comunicacaosedu@sedu.es.gov.br
Deborah Hemerly | dahfialho@sedu.es.gov.br
Cícero Giuri | cgbona@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7888 / 3636-7707