Escola de Guarapari promove I Semana das Artes com foco na força da mulher latino-americana

Projeto integrou disciplinas fundamentais e técnicas e resultou em produções criativas e formativas em múltiplas linguagens.
A Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Dr. Silva Mello, localizada no município de Guarapari, realizou a I Semana das Artes com o tema “A força da mulher latino-americana”. A ação foi proposta pela área de Linguagens e suas Tecnologias, em conjunto com os cursos técnicos de Áudio e Vídeo, Design Gráfico e Informática para Internet.
Com a participação de todas as turmas da escola, os estudantes produziram mais de 20 gêneros textuais verbais e verbo-visuais, como roteiros, pesquisas, monólogos, entrevistas, cartazes, videorreportagens, manifestos, jogos, poemas e exposições. A proposta envolveu a reflexão crítica sobre o protagonismo feminino na América Latina e a valorização das contribuições de mulheres em diversas áreas do conhecimento — especialmente na arte, na ciência e nos movimentos sociais.
Os trabalhos foram iniciados com pesquisas em torno de questões como “Quais as principais dificuldades enfrentadas pelas mulheres latino-americanas?” e “O que significa a força da mulher na América Latina para você?”. A partir disso, os estudantes elegeram figuras inspiradoras como Frida Kahlo, Tarsila do Amaral, Lélia Gonzalez, Anne Mahin, Carolina Maria de Jesus, Elisa Lucinda, Maria da Penha, Marcela Cantuária, entre outras, para protagonizar os produtos artísticos e pedagógicos.
Durante o evento da Semana das Artes, foram realizadas apresentações teatrais, exposições fotográficas, oficinas interativas, palestras e rodas de conversa. Entre os destaques da programação estiveram a palestra “Escritoras latino-americanas do século XIX: silenciamentos, rupturas, continuidades”, ministrada pela professora Laísa Marra (Unicamp), a oficina “Slam radioativo”, com Caio Ruano (Ifes), e a “II Oficina de Leitura, Corpo e Voz”, com a professora Fêh Helena. As ações incluíram ainda aulões voltados ao Enem nas áreas de Ciências da Natureza e Espanhol.
Estudantes do curso de Informática para Internet desenvolveram sete jogos com personagens femininas latino-americanas, como os títulos “Encuentra latina”, “Corra Cantuária” e “Pueblo Estrellado”. Já os alunos de Design Gráfico produziram uma exposição fotográfica inspirada em mulheres latinas, enquanto as turmas de Áudio e Vídeo promoveram oficinas como “Luzes que vêm do sul”, voltadas para estudantes das séries iniciais e comunidade escolar.
Para o professor Rodrigo Vieira Ávila de Agrela, coordenador da área de Linguagens, o projeto demonstrou a potência da integração curricular e da criatividade dos estudantes. “O grande desafio era executar um trabalho com toda a comunidade escolar sem comprometer o foco nas aprendizagens prioritárias. Ao ancorar o projeto na disciplina de Língua Portuguesa, conseguimos alinhar os objetivos pedagógicos às propostas criativas. O resultado foi o engajamento de todas as turmas, com produções diversificadas, críticas e sensíveis”, destacou.
Entre os depoimentos dos estudantes, a aluna Júlia Braga, da 3ª série do curso de Áudio e Vídeo, expressou seu entusiasmo com a experiência: “A semana das artes foi um evento lindo. A apresentação da minha turma misturou valorização da mulher latina com denúncia das violências que elas sofrem. Foi um jeito impactante de finalizar uma semana tão bonita, repleta de arte, história e cultura.”
Fernanda Meyrelles, da 3ª série do curso de Informática para Internet, completou: “Foi uma semana linda, cheia de interações. Teve games, exposição de fotografias, performance artística... tudo feito com muita dedicação e amor. O mais importante foi poder falar sobre as mulheres latinas."
Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
comunicacaosedu@sedu.es.gov.br
Deborah Hemerly | dahfialho@sedu.es.gov.br
Cícero Giuri | cgbona@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7888 / 3636-770