14/06/2024 14h00

Escola de Viana participa da 1ª Ecofeira de Viana com exposição de arte e tecnologia

Objetivo foi fomentar a reflexão sobre o uso dos recursos naturais do planeta, buscando despertar uma visão mais crítica e consciente.

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Nelson Vieira Pimentel, localizada no município de Viana, desenvolveu um projeto interdisciplinar durante as aulas de Geografia, Português, Biologia e Química, trabalhando a eco sustentabilidade e o uso de tecnologias durante a apresentação em um estande na 1ª Ecofeira de Viana, nos dias 06, 07 e 08 de junho.

A ação foi desenvolvida com os alunos das 3ª séries dos cursos Técnico em Gerência em Saúde e Técnico em Logística. Na atividade, foram produzidos objetos utilizando tampas de garrafa pet (porta copos, bandeja, fruteira), pintura em paletes e telhas, e descanso de copos com retalhos. Uma pintura em tela com a temática ambiental também foi produzida e colocada em exposição. Telas utilizando a técnica do herbário (prensa e fixação da planta em papel após secagem), expondo obras de artes feitas com flores e folhas de plantas, também foram expostas.

“Tendo um foco maior na representação do meio ambiente, pensei em como seria a minha paisagem de descanso, um lugar onde eu possivelmente me conectaria com a natureza sem a introdução negativa do ser humano, um espaço limpo e longe das ações antrópicas”, disse Marcelly Rodrigues Olimpio Campos, estudante que pintou o quadro da exposição.

No estande da escola, também foram utilizados dois óculos de realidade virtual para a reprodução de vídeos sobre a preservação ambiental, com a outra novidade: um jogo on-line desenvolvido pelos alunos para conscientizar os visitantes sobre a importância da preservação ambiental e logística reversa.

Os professores Anderson Silva Oliveira, Jânia Lindaura da Victoria de Souza, Maria Suely de Souza e Elisangela Barcellos Patrocínio Nunes desenvolveram o projeto, com objetivo de fomentar a reflexão sobre a postura do ser humano em relação ao uso dos recursos naturais do planeta, buscando despertar uma visão mais crítica e consciente, por meio de ações que promovessem o protagonismo dos alunos para a criação de práticas que reduzissem os impactos negativos causados ao meio ambiente.

“Ao realizar esse trabalho, buscamos dar um novo olhar para as flores que, muitas vezes, acabam sendo jogadas fora por ficarem murchas. Ao usar a técnica de dessecação para a confecção do herbário, pudemos transformar algo que seria descartado em objetos de decoração”, disse a professora de Biologia Maria Suely de Souza.

Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br

Iris Carolina Miguez / Geiza Ardiçon

iclsmiguez@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br